Fenômenos ópticos são eventos observáveis a olho nu resultantes da interação da luz com a matéria. Entre os principais fenômenos ópticos, podemos destacar a reflexão, a refração, a absorção, a dispersão e a interferência da luz.
O modelo chamado de óptico utiliza fotodiodos e LED (Light Emitting Diode) para projetar luz no sensor. Enquanto os dispositivos a laser, como o próprio nome já diz, usam laser infravermelho em vez de LED, o que permite captar mais DPI e uma resolução maior.
De modo geral, mouses ópticos utilizam um par LED/fotodíodo (conversor de luz em corrente elétrica) para captar o movimento ocorrido na superfície abaixo do mouse, ao contrário do mouse de “bolinha” que precisa mover partes internas para captar o movimento.
Mouse sem fio e seu receptor (Fonte: Reprodução / Wikipedia) Em geral, o transmissor é integrado ao mouse e o receptor é um dispositivo que se conecta por cabo em uma das portas periféricas do computador, como a USB. O mouse grava os movimentos e cliques do usuário e os envia para o receptor.
A vantagem desse esquema é que, por não haver peças móveis dentro do dispositivo, o seu tempo de vida útil é maior, o volume de sujeira acumulada internamente é muito menor (às vezes, inexistente) e a precisão de movimentos aumenta por causa da maior sensibilidade do mecanismo óptico, fazendo com que mouses ópticos ...
Os mouses mais simples contam com um LED na parte inferior —em alguns modelos mais avançados, pode ser um laser. Ela serve para iluminar a superfície abaixo do mouse, e alimenta um sensor optoeletrônico que registra centenas de imagens por segundo.
O rato, mouse (estrangeirismo, empréstimo do inglês "mouse", que significa "camundongo") tem, como função, movimentar o cursor (apontador) pelo ecrã ou tela do computador. ... É interessante notar que uma bola de comando pode ser vista como um rato de cabeça para baixo.
2- O mouse é um dispositivo indicador (em inglês, pointing device) que serve para deslocar um cursor na tela, permitindo selecionar, mover e manipular objetos graças a botões. Chama-se clique, a ação de pressionar (clicar) um botão para efetuar uma ação.
São os dois principais - esquerdo e direito -, a roda central (whell), que executa o scroll (=rolagem), mas que também pode ser pressionada, num movimento para cima e para baixo (up + down), o que equivale a mais um botão (fecha abas, por exemplo) e ainda dois laterais, que servem exatamente, por exemplo, para avançar ...
Quando mais pontos o mouse encontrar em uma polegada, maior será sua precisão. CPI = Count Per Inch – Contagem por polegada. Quanto mais polegadas o mouse encontrar por segundo, maior será sua precisão.
Este é um padrão utilizado para medir a sensibilidade de um mouse. A sigla DPI significa “dots per inch”, em inglês, ou “pontos por polegada”, em tradução livre para o português. Em outras palavras, todo mouse atual detecta uma quantidade “x” de pontos por polegada.
Especialmente, os mouses para jogos costumam vir com muitos botões para os quais você pode mapear todos os tipos de ações no jogo. Os botões quatro e cinco são chamados de botões laterais ou do polegar, pois geralmente são anexados ao lado do mouse e controlados pela atividade do polegar.
Convenções sobre os botões do mouse
O botão de clique é utilizado para mover, selecionar, clicar ou arrastar um objeto. O botão Scroll é utilizado para se chamar menus suspensos e para rolar um texto para baixo ou para cima. Com o botão direito do mouse podemos arrastar objetos na área de trabalho.
Primeiro, escolha o botão que deseja mapear: esquerdo (left), direito (right), botão do meio (middle), os botões extras presentes em alguns mouses (mouse Button 4 e 5), rolagem da rodinha para cima (Wheel up) ou para baixo (Wheel down) e movimentos para esquerda ou direita com a rodinha do mouse pressionada.
Em um mouse com roda, você normalmente pode pressionar para baixo diretamente na roda do mouse para fazer o botão do meio. Se você não possuir um botão do meio, você pode pressionar os botões da esquerda e da direita ao mesmo tempo para realizar o clique do meio.
Usando o mouse que você deseja configurar, inicie a Central de Mouse e Teclado da Microsoft. Selecione as configurações básicas. Selecione o botão que deseja reatribuir. Na lista do botão que você deseja reatribuir, selecione um comando.
Felizmente, o Windows possui um recurso que permite que o ponteiro do mouse seja controlado através do teclado numérico. Esta função pode ser habilitada pressionando as teclas Alt esquerda, Shift esquerda e Num Lock, mas, caso o atalho não funcione, basta habilitar o recurso nas configurações.
Selecionar uma linha ou uma coluna Para selecionar as 256 células de uma linha sem usar o mouse, coloque o cursor em qualquer célula da linha e tecle Shift+barra de espaço. Para uma coluna, o princípio é o mesmo, mas a combinação é CTRL+barra de espaço.
O teclado do Google para smartphones com Android conta com muitos recursos criados para facilitar a vida dos usuários ao escrever mensagens e se expressar de melhor forma pelo celular ou tablet. O aplicativo apresenta funções úteis como modo de uso para apenas uma mão, ajuste de altura e teclado numérico.
A Tecla Tab é um espaço tipográfico que se materializa fisicamente à esquerda da tecla Q e acima do Caps Lock.
Então, basta pressionar a tecla do Windows, digitar o nome do programa que você quer abrir e pressionar ENTER. Mas, caso você precise chegar em algum ícone que esteja na área de trabalho, pressione a tecla TAB, até que algum ícone fique com uma seleção em volta.
Word - Trabalhar com tabulações - Formatar parágrafos. Tabulações são marcas definidas na régua que através da tecla TAB permitem avançar texto para uma posição predefinida. O Word coloca tabulações predefinidas de 1,25 cm em 1,25 cm representadas na régua por traços muito ténues.
Por definição Alt-Tab é um nome comum para uma tecla de atalho no Sistema Operacional Windows utilizado para mudança entre as janelas abertas. Este conceito não é apenas exclusividade do Windows, como também em outros sistemas operacionais, porém com outras combinações ou comandos particulares de cada sistema.
A Microsoft pode mudar um dos atalhos mais clássicos do Windows. A empresa está preparando uma nova grande atualização para o sistema operacional que inclui modificações de funcionamento para o Alt+Tab, atalho do teclado usado atualmente para navegar entre janelas abertas no computador.
Setas direcionais: em vez de apertar o Tab, as setas também são úteis na hora de escolher a janela para a qual você quer alternar. ... Isso porque Alt+Shift+Tab faz com que a seleção volte atrás.