Entende-se por descrição densa o método de observação cria- do por Clifford Geertz (1978), que objetiva proporcionar a com- preensão das estruturas significantes implicadas na ação social observada, que necessita primeiramente ser apreendida para depois ser apresentada.
Segundo Geertz, a cultura é a própria condição de existência dos seres humanos, produto das ações por um processo contínuo, através do qual, os indivíduos dão sentido à suas ações. Ela ocorre na mediação das relações dos indivíduos entre si, na produção de sentidos e significados.
A descrição densa caracteriza-se na forma como um antropólogo deve descrever seus estudos. O antropólogo deve descrever seu objeto de estudo em suas mais diversas particularidades, levando em conta todos os pequenos fatos que cercam sua vida social.
Uma das bases teóricas do pensamento de Clifford Geertz é a "Antropologia Simbólica", desenvolvida a partir dos estudos neo-kantianos de Ernst Cassirer. Geertz, como Norbert Elias, enfatiza a dependência do ser humano dos símbolos. Entende a cultura como um texto na qual o ser humano está imerso.
A etnografia é considerada uma descrição densa por englobar uma multiplicidade de estruturas complexas que o antropólogo deve apreender e apresentar. De acordo com Geertz (1989), fazer etnografia é como “construir uma leitura” de um manuscrito estranho, que possui incoerências e exemplos transitórios.
Antropologia Interpretativa A Antropologia Hermenêutica ou Interpretativa dos anos 60 irá estabelecer a cultura como uma hierarquia de significados, a partir da leitura que os “nativos” fazem de sua própria cultura. Seu maior representante é Clifford Geertz e seu livro “A interpretação das culturas”, publicado em 1973.
Escola Evolucionista Essa foi a primeira das escolas antropológicas. Ela tem início no século XIX e é marcada pelo pensamento dicotômico que divide as sociedades em “primitivas” e “civilizadas”.
adjetivo Relativo à antropologia, à ciência que estuda a espécie humana, tendo em conta a sua origem, desenvolvimento (físico, social, cultural), modo de agir, peculiaridades raciais, costumes, crenças etc.
Antropólogo: R$ 4.
A etnologia jurídica, isto é, o método de estudo do direito com base na manifestação cultural desses povos, com o objetivo de observar os aspectos normativos das sociedades com base nas apreciações analíticas e comparativas das culturas enquanto elementos integrantes da organização social, respondeu de forma adequada ...