A demodicose é também conhecida como sarna demodécica, sarna folicular ou sarna vermelha. É causada pelo ácaro Demodex canis, um ácaro escavador, que se localiza nos folículos pilosos e glândulas sebáceas.
A sarna demodécica, também conhecida como sarna negra, lepra canina ou demodicose, é uma dermatopatia (doença de pele) causada, principalmente, pelo ácaro Demodex canis. Esse ácaro acomete cães de todas as raças e idades, mas é mais comum nos cães jovens.
O Demodex canis é um ácaro que parasita cães causando a doença de pele conhecida como demodicose. Este ácaro pode provocar áreas de alopecia local ou generalizada, podendo ou não estar acompanhada de uma infecção secundária de pele.
A cura local e generalizada da sarna negra consiste na administração de medicamentos por via oral ou na forma de pomadas. O medicamento a ser utilizado e as doses devem ser indicadas pelo veterinário. Mesmo alguns produtos de limpeza podem ajudar a curar a doença.
Entre os tratamentos mais comuns estão banhos com shampoos e sabonetes especiais e remédio para sarna de cachorro com aplicação tópica, podendo ser cremes, pomada, sprays e aerossol. Alguns casos mais graves exigem a utilização de remédio para sarna de cachorro via oral ou injetável.
Para sarna sarcóptica, sarna otodécica e verminoses, é indicado de 0,2 a 0,4 mg/kg, por via oral, a cada 7 dias, em um total de 2 a 4 administrações. Já para sarna demodécica a indicação é de 0,5 mg/kg de peso, por via oral, a cada 24 horas, durante 2 a 3 meses.
Remédios caseiros para sarna
Sarna generalizada
Ectoparasiticida com ação sarnicida e carrapaticida. Remédio para cachorro indicado para o tratamento das sarnas sarcóptica e demodécica e controle de carrapatos. Posologia: Sarna sarcóptica ou demodécica: Diluir 4 ml de Triatox em 1L de água.
O tratamento antiparasitário com a ivermectina veterinária causa a paralisia do parasita e posteriormente a sua morte, eliminando assim a contaminação do animal de estimação. O seu uso é indicado para cães e gatos, sendo que o medicamento também é utilizado no tratamento de verminoses em humanos.
O tratamento para a infecção pelos vermes do cachorro deve ser orientado pelo médico, sendo importante continuar o tratamento mesmo que não existam mais sintomas. Normalmente o tratamento é feito com o uso de antiparasitários, como o Albendazol, Tiabendazol ou Mebendazol por 5 dias.
Verminoses é um grupo de doenças causadas por vermes parasitas que se instalam no organismo. Causadas especialmente pela falta de saneamento básico e hábitos de higiene, os vermes geralmente se alojam nos intestinos, mas podem abrigar-se também em órgãos, como o fígado, pulmões e cérebro.