O escritor Afonso Henriques de Lima Barreto, nascido no Rio de janeiro, teve como principal tema em suas obras a luta contra preconceitos raciais, dificuldade enfrentada pelos negros na sociedade, luta de classes, recordações de escravidão sobretudo pelo fato de que sua mãe era uma ex-escrava.
A literatura não era vista somente como manifestação estética. Críticos e parnasianos incomodavam-se pois que Lima Barreto não usava um português casto, empregava a linguagem coloquial, tinha um estilo despojado. ... Usou uma linguagem jornalística e até panfletária, mais interessado na enunciação e no conteúdo.
1 de novembro de 1922
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Verificado por especialistas. O acontecimento que marca o contexto histórico do pré-modernismo é a revolta da chibata, o que é mostrado na alternativa D. Para justificar essa resposta deve-se analisar o contexto histórico, onde o período do pré-modernismo vai de 1902 à 1922 e a Revolta da Chibata ocorreu em 1910.
Pré-modernismo é como ficou conhecido o período literário brasileiro que vai de 1902 até 1922. Na Europa, o período que antecedeu ao modernismo foi marcado pela tensão política entre os países imperialistas e pelo surgimento dos movimentos de vanguarda.
O Pré-Modernismo foi um período de intensa movimentação literária que marcou a transição entre o simbolismo e o modernismo. Em outras palavras, ele reúne um sincretismo estético, com presença de características neo-realistas, neo-parnasianas e neo-simbolistas. ...
Entre as principais características do movimento pré-modernista estão a ruptura com a linguagem acadêmica e artificial dos parnasianos, a problematização e denúncia da realidade sócio-cultural brasileira, o regionalismo e o nacionalismo, e a exposição de personagens como o operário suburbano, o mulato, o caipira ...
As características do pré-modernismo evocam o nacionalismo e o regionalismo por meio do espírito de renovação artística que se desenvolvia na época. Trata-se de um movimento literário de transição entre o simbolismo e o modernismo que ocorreu no Brasil no início do século XX.