Vale lembrar que é mito a história de que a compra de um produto que não gera crédito invalida a pontuação dos demais no mesmo cupom fiscal. Onde receber mais créditos? Atualmente, os estabelecimentos que geram mais créditos são as bancas de jornal, açougues, peixarias e livrarias (veja abaixo).
A prática de se pedir CPF para se “iniciar a venda” ganhou popularidade com iniciativas como a Nota Fiscal Paulista, programa do governo de São Paulo que desde 2007 incentiva os consumidores a incluírem seus CPFs nas notas fiscais em troca de restituição de até 30% do ICMS, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e ...
A principal função é servir de identificação dos contribuintes no Imposto de Renda. Tanto que os filhos, a partir dos 12 anos, precisam ter o próprio CPF para ser incluído na declaração de imposto dos pais. Mas o documento não serve só pra isso.
A resposta é não. Colocar o CPF na nota fiscal ao realizar suas compras em nada irá repercutir no seu SCORE, ou seja, sua pontuação não irá aumentar e tampouco diminuir. Algumas pessoas colocam o CPF na nota apenas em compras grandes, dizendo que valores muito baixos irão diminuir o SCORE.
Sim você pode emitir a nota pela PMSP sem apontar o CPF, o que não poderia deixar de informar se fosse prestação de serviços para PJ ai sim, somente se a PJ for do exterior caso contrario é obrigatório o apontamento do CNPJ do Tomador dos Serviços...
Diante da exigência legal, o estabelecimento não só pode exigir o CPF na nota como pode deixar de vender para o cliente que não fornecer a informação. Logo, em alguns casos, pode sim ser obrigatório. A regra, no entanto, é que esse fornecimento é uma escolha do cliente.
Para emitir uma nota fiscal para uma pessoa estrangeira, física ou jurídica, marque a opção Estrangeiro no cadastro da pessoa, dessa forma os campos CNPJ/CPF não serão mais exibidos. Além disso, algumas prefeituras exigem que seja informado: Número de Passaporte, para Pessoas Físicas.
Como emitir a nota fiscal de venda para o exterior.
E a emissão é no ATO da venda do serviço (salvo, é claro, se feiram a prazo). Portanto, se o cliente quiser a nota fiscal que ele não recebeu, estará no seu direito de pedir para o prestador. Se a nota não fora, de fato, emitida no tempo correto, o empresário pode ter problemas para justificar esse fato.
É por meio dela que o Fisco inspeciona as empresas e faz a tributação sobre cada operação. Sendo assim, quem não emite nota fiscal (quando é devido), de certa forma, está burlando as regras, o que, obviamente, é ilegal e pode resultar em graves penalidades: indo de multas até mesmo à prisão.
Muitos se perguntam quando o cliente deve solicitar uma nota fiscal, mas a resposta é simples: sempre. Somente com a NF-e o consumidor consegue exigir a substituição ou restituição da quantia paga, ou abatimento proporcional do preço de uma mercadoria, em casos de defeito.
até 5 anos
Veja como fazer uma boa gestão de notas fiscais de fornecedores:
É possível tirar uma nota fiscal com data retroativa? Sim, é possível tirar nota fiscal com data retroativa. No entanto, essa permissão pode variar de uma prefeitura para outra e também entre a SEFAZ de cada região.
A emissão retroativa também está disponível no menu Fiscal > Emitir documento fiscal. Durante o preenchimento da aba Dados gerais, selecione a opção Emitir com data de emissão retroativa. O campo Data da emissão se torna editável. Selecione a data retroativa para emissão.
Atualmente o limite técnico para autorização de NF-e com data retroativa é de 60 (sessenta) dias a contar da data de emissão. Não havendo outros impedimentos fiscais, a empresa poderá emitir a NF-e em questão no início do mês seguinte tão logo seja possível apurar os valores a serem documentados.
A Nota Fiscal de Serviço pode ser emitida após o pagamento. Entretanto, não se pode condicionar a emissão ao pagamento pois o fato gerador da obrigação é a prestação do serviço e não a quitação do valor acordado.
de mais de 100 e até 150 Km, o prazo de validade da Nota Fiscal será de 15 (quinze) dias; de mais de 150 e até 300 Km, o prazo de validade da Nota Fiscal será de 25 (vinte e cinco) dias; acima de 300 Km, o prazo de validade da Nota Fiscal será de 40 (quarenta) dias.