O custo direto é aquele que pode ser diretamente atribuído a um produto ou serviço. ... O custo indireto, por sua vez, é aquele que demanda algum critério de apropriação ao produto. Ou seja: não há uma quantidade específica desse custo que possa ser mensurada ao produto.
Ao contrário dos diretos, os custos indiretos são aqueles em que é difícil atribuir um valor para cada unidade produzida. No caso da indústria de ração, por exemplo, seria quase impossível determinar o custo exato de água ou energia elétrica para produzir cada quilo do produto.
Os custos incorridos na empresa e que não foram apropriados diretamente aos produtos, ou seja, não estão diretamente ligados ao processo produtivo, são identificados como CIF (Custos Indiretos de Fabricação).
Enquadram-se nos custos fixos despesas como aluguel, serviços de segurança, limpeza, planos de telefonia, manutenção de equipamentos, etc. É claro que existe uma margem de variação nesses custos, como, por exemplo, um reajuste no aluguel.
Feedback da resposta: Resposta: a) Pergunta 3 0 em 0 pontos Qual o lançamento abaixo pode ser considerado Custo Fixo? Resposta Selecionada: e. Aluguel do prédio da fábrica.
O cálculo é feito da seguinte maneira:
Como calcular os custos variáveis?
Atualmente, os estabelecimentos que geram mais créditos são as bancas de jornal, açougues, peixarias e livrarias (veja abaixo). Na outra ponta, sem geração alguma de retorno financeiro, estão as lojas de fogos de artifício, armas, munições e tabacarias.