EQST

O Que Currculo Na Rea Da Educaço?

O que é currículo na área da educação?

De maneira geral, pode-se afirmar que currículo é a seleção cultural de determinados conhecimentos e práticas de ensino-aprendizagem que, produzidos em contextos históricos determinados, procuram garantir aos educandos o direito à riqueza de conhecimentos e de cultura produzidos socialmente.

O que é um currículo e qual a sua finalidade?

Redação. A expressão Curriculum Vitae vem do latim onde “vitae” é vida e “curriculum” tem o sentido de trajetória, curso ou carreira. ... Então, o Curriculum Vitae terá como objetivo trazer uma síntese das qualificações, experiências profissionais, formação acadêmica e dados pessoais.

O que é e para que serve um currículo?

Currículo, ou curriculum vitae, muitas vezes abreviado como CV, é um documento que resume o conhecimento, as experiências e a carreira de uma pessoa, normalmente para fins profissionais, como a busca de um novo emprego.

Qual a diferença entre currículo formal e currículo oculto?

O Currículo Formal refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino. É expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo. ... O Currículo Oculto é o termo usado para denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores.

Por que é importante que os professores saibam o que é currículo oculto?

Trabalho Docente O currículo oculto nas escolas serve para reforçar as regras que cercam a natureza e o uso dos conflitos. ... Sendo assim, os professores devem estar preparados para trabalhar com temáticas em aula.

O que é o currículo explícito?

CURRÍCULO FORMAL, OFICIAL, PRESCRITO, EXPLÍCITO: É aquele que é imposto pelo sistema de ensino: LDB, PCN e Propostas curriculares. São documentos oficiais decididos e formados por normas estabelecidas dentro dos gabinetes das Secretarias (federais, estaduais e municipais) de Educação.

O que é currículo implícito?

O currículo oculto representa uma dimensão implícita no processo educacional não mensurável e informal, que fazem parte do cotidiano escolar, transmitindo experiências que reforçam o aprendizado sociocultural, na inter-relação professor aluno e o saber.

Quais os três tipos de currículo escolar?

Existem três tipos de manifestações de currículo:

  • Currículo Formal (prescrito);
  • Currículo Real (em ação);
  • Currículo Oculto (implícito).

O que é um currículo multicultural?

Que o currículo multicultural pretende reverter a idéia de neutralidade e homogeneidade predominante nos espaços escolares pretende, nesse sentido, fazer com que o processo de construção da cultura seja compreendido através de seus conflitos e contradições, dentro de um contexto histórico de vozes silenciadas, de lutas ...

O que é multiculturalismo no currículo escolar?

O multiculturalismo na escola pode ser entendido como possibilidade de inclusão de todos à educação, independente das diversidades e dos grupos minoritários, geralmente excluídos e marginalizados. Um currículo ampliado abrangerá as necessidades dos grupos minoritários e reconhecerá a singularidade dos indivíduos.

Quais os elementos que caracterizam o currículo escolar na perspectiva do multiculturalismo?

A escola precisa apresentar um território multicultural, isto é, deve a possibilitar que toda a diversidade dos costumes dos sujeitos sociais coexistam. A sociedade é constituída de identidades plurais, como gênero , classe social, habilidades, padrões culturais e lingüísticos, e entre outros.

Quais os aspectos influenciam na concepção de currículo?

A concepção de currículo inclui, portanto, desde os aspectos básicos que envolvem os fundamentos filosóficos e sociopolíticos da educação até os marcos teóricos e referenciais técnicos e tecnológicos que a concretizam na sala de aula. Relaciona princípios e operacionalização, teoria e prática, planejamento e ação.

Por que o currículo escolar não é neutro?

É neutro pois não apresenta nenhuma relação com o tempo e o espaço em que está contextualizado. D. Não é neutro, pois a escolha dos conteúdos ou conhecimentos a serem ensinados é permeada por opções políticas, teóricas, políticas e ideológicas.