Cultura erudita é aquela formada através de estudos, investigações teóricas e dados empíricos que permitem o desenvolvimento de um pensamento mais elitizado, elaborado e crítico. ... As óperas, orquestras e concertos de músicas clássicas são alguns exemplos de produtos da cultura erudita.
Conheça um pouco dos diferentes tipos de cultura que existem:
A cultura erudita é uma forma de produção artística feita das elites dominantes para as elites dominantes. Note-se que elite dominante aqui se refere à questão financeira e intelectual. ... No entanto, essa visão pode causar o preconceito cultural e reduzir o valor estético da cultura popular. Não pare agora...
A cultura erudita é uma expressão utilizada para se referir à arte, literatura, música, ciência e demais linguagens produzidas por uma elite intelectual. Ela é oposta, portanto, à cultura popular ou do povo, que é produzida sem instruções acadêmicas ou formalizadas.
A diferença entre cultura erudita e popular é que, na erudita, você tem quase que necessariamente um estudo, um aprofundamento, um conhecimento mais rebuscado”, explica o professor. Já a cultura popular aparece associada ao senso comum, ou seja, ao conhecimento do povo, espontâneo, e não ao conhecimento científico.
A arte erudita cria obras de valores universais, é fruto do trabalho de grandes artistas que possuem conhecimentos técnicos e formais apurados. As obras eruditas são marcos de determinadas épocas e trazem reflexões acerca dos modos de expressão plástica e de inovações conceituais.
A cultura popular é realizada de forma espontânea pelo grupo social que a produz. Geralmente, é transmitida de maneira oral e entre as famílias. ... Já a cultura erudita trata-se de uma manifestação cultural ou artística que foi gerada após estudos prévios e que somente indivíduos especializados podem exercê-la.
A cultura erudita é o conhecimento específico de áreas do conhecimento, não estando disponível para todo o conjunto social. Já a cultura de massa é aquela disseminada por um certo ponto de partida, podendo ser acessada por qualquer pertencente do grupo social.
A cultura erudita está muitas vezes ligada a museus e obras de arte, óperas e espetáculos de teatro com preços elevados. ... A cultura popular é muito contemporânea, pois ela resiste ao tempo e raramente se modifica. Essa cultura vem do povo, não é imposta por uma indústria cultural ou por uma elite.
Cultura de Massa é o termo empregado para significar o processo de produção de bens de consumo (de vários tipos) que alcancem uma grande parcela da população, com fins fundamentalmente lucrativos e comerciais.
A cultura de massa está diretamente ligada a forma que a indústria cultural veicula as informações para a população em todos os segmentos de entretenimento e consumo.
A Cultura de Massa (ou “cultura pop”) é o produto realizado pela Indústria Cultural. Tem o intuito de atingir a massa social, considerando “massa” em seu sentido de coesão e opacidade. Portanto, cultura de massas é o meio e o fim pelo qual se submetem as mais variadas expressões culturais a um ideal comum e homogêneo.
A cultura de massa teria impacto na sociedade ao produzir uma homogeneização dos indivíduos. ... Walter Benjamin (1886-1940) ponderou que a indústria de massa era responsável por tornar a arte mais acessível a um maior numero de pessoas, não ficando mais restrita as classes sociais mais privilegiadas.
A relação entre cultura e consumo é objeto de investigação das Ciências Sociais, especialmente da Antropologia, que tradicionalmente estuda a cultura e as relações interculturais, e desde a década de 1980 volta-se para investigar como as pessoas se relacionam com os objetos materiais.
Assim, é possível afirmar que há relação entre consumo e cultura no período histórico em que vivemos, justamente porque estamos falando de uma cultura do consumo, que, como já afirmado, não procura criar significados em esferas que sejam exteriores à matéria, mas se apega a questões "mundanas", isto é, físicas, ao ...
Cultura de consumo é visto como um arranjo social em que as relações entre a cultura, recursos sociais, modos de vida e os recursos materiais e simbólicos de uma sociedade são mediados pelos mercados e os consumidores são parte de um sistema que interliga produtos e imagens, dos quais eles usam para construir ...
Sociedade de consumo é um termo utilizado para designar o tipo de sociedade que se encontra numa avançada etapa de desenvolvimento industrial capitalista, e que se caracteriza pelo consumo massivo de bens e serviços disponíveis, graças a elevada produção.
A chamada sociedade do consumo tem seu início com a expansão do sistema capitalista, quando as sociedades deixam de ser meramente produtoras de bens essenciais básicos e se tornam consumidoras em potencial.
As principais características da sociedade de consumo são: Para a maioria dos bens, a sua oferta excede a procura, levando as empresas a recorrerem a estratégias de marketing agressivas e sedutoras que induzem o consumidor a consumir, permitindo-lhes escoar a produção.
A mundialização é um processo de entrada de fatores sociais, culturais, tecnológicos, econômicos e políticos em países diferentes, independentemente das barreiras geográficas, esse processo também ocorreu com a sociedade consumista americana e europeia.
A sociedade de consumo é notavelmente calcada no crescimento do consumismo na sociedade para manter a circulação de capitais e garantir a geração de lucro. ... O desenvolvimento da sociedade de consumo ocorreu de forma mais completa a partir da expansão da atividade industrial ao longo dos séculos XVIII, XIX e XX.
Entende-se por sociedade de consumo um modelo social e econômico onde tudo volta-se à aquisição de bens de consumo ou serviços, de modo que a vida e toda a economia gira em torno do consumo.
"Sociedade do consumo" é um termo utilizado para caracterizar o consumo exagerado de bens e serviços da contemporaneidade. Isso está diretamente envolvido com assuntos como a globalização e o capitalismo nas sociedades, que despertam um novo estilo de vida e ideais na população.
O Consumo Responsável é um conjunto de hábitos e práticas que fomentam um modelo de desenvolvimento comprometido com a redução da desigualdade social e dos impactos ambientais. Busca melhorar a produção, distribuição e aquisição de produtos e serviços, incentivando as práticas colaborativas.
Sociedade de consumo é tipicamente uma sociedade capitalista. Ou seja, quando um país desenvolve muito suas indústrias, as mesmas produzem muito e isso faz com que se consuma todos estes bens.
2. Padrões de Consumo: são modelos específicos a que o consumo obedece, consoante os factores condicionantes (tempo, espaço, rendimento e cultura). O consumo é um dos comportamentos humanos mais influenciados pela época histórica e pelo espaço geográfico em que ocorre.