A crise cianótica, também conhecida como crise hipoxêmica, caracteriza-se por uma piora súbita da hipóxia com conseqüente aumento da cianose (1).
Cianose é uma coloração azulada na pele, nos lábios e no leito ungueal (unhas) causada por uma escassez de oxigênio no sangue.
Lábios roxos Já a cor roxa nos lábios pode ser sintoma de uma cardiopatia congênita (anormalidade na estrutura do coração). Isso vale inclusive para crianças ainda recém-nascidas.
Argíria é uma doença rara que faz o indivíduo ficar com a pele azulada ou acinzentada devido ao acumulo de sais de prata no organismo. Além da pele, a conjuntiva dos olhos e os órgãos internos também ficam azulados.
Quando o sistema cardiovascular começa a falhar em seu objetivo de entregar sangue oxigenado aos tecidos, os lábios podem se tornar azulados também. Se isso acontecer, talvez seja a hora de fazer um check-up.
As doenças sistêmicas que podem causar mudanças de cor na boca incluem as seguintes: A anemia (baixo número de células sanguíneas) pode fazer com que o revestimento da boca tenha uma cor pálida em vez da cor avermelhada clara normal.
Alterações da corSaúde Oral Se existir anemia, o revestimento da boca empalidece e perde a sua cor rosada saudável, mas adquire de novo a cor normal ao tratar-se a anemia. Se existir anemia, o revestimento da boca empalidece e perde a sua cor rosada saudável, mas adquire de novo a cor normal ao tratar-se a anemia.
O suco de limão é um dos agentes clareadores mais eficientes. Aplique o suco de limão em volta da boca e lábios, sobre a pele escura e esfregue suavemente. Deixe passar a noite inteira e lave pela manhã. Em breve, você obterá excelentes resultados ao se livrar das manchas ao redor da boca.
Boca ressecada? Confira 4 truques para acabar com o problema de lábios descascando
Fazer bochechos com água morna com sal ajuda a desinfetar a afta e acelerar a sua cicatrização, pois o sal tem potente ação bactericida que elimina as bactérias do local. Para isso, basta colocar 1 colher de café de sal num copo com água morna e fazer bochechos durante alguns minutos, 2 vezes ao dia.
Outras boas soluções para combater os lábios ressecados e rachados é aplicar uma fina camada de: