Hegemonia significa supremacia, a preponderância de uma coisa sobre outra. E contra-hegemonia significa ser distinto a algo, um projeto ser distinto a algo. Ex: Comunismo em relação ao Capitalismo.
13 sinônimos de hegemonia para 1 sentido da palavra hegemonia: Qualquer forma de supremacia: 1 supremacia, soberania, predomínio, preponderância, preeminência, proeminência, predominância, primazia, liderança, superioridade, domínio, dominação, influência.
Gramsci é reconhecido, principalmente, pela sua teoria da hegemonia cultural que descreve como o Estado usa, nas sociedades ocidentais, as instituições culturais para conservar o poder.
Gramsci defende a organização de um “centro unitário de cultura”, cujo objetivo é a “elaboração unitária de uma consciência coletiva”. Sua reflexão envolve análises sobre diferentes possibilidades metodológicas que poderiam propiciar a superação do “senso comum” e a formação do pensamento filosófico.
Ela deveria ser orientada para o que o pensador chamou de elevação cultural das massas, ou seja, livrá-las de uma visão de mundo que, por se assentar em preconceitos e tabus, predispõe à interiorização acrítica da ideologia das classes dominantes.
Trata-se, como o nome diz, de um dicionário próprio, com 832 páginas, para entender as ideias de um pensador. Seu nome é Antonio Gramsci (1891-1937), um dos fundadores do Partido Comunista na Itália (fala-se "grâmixi", com o som do primeiro "i" quase imperceptível).
Gramsci admitia que o "senso comum" possuía um caroço de "bom senso", a partir do qual poderia desenvolver o espírito crítico. ... Tratava-se, assim, de uma concepção "fisiológica" da ideologia (GRAMSCI, 1977, p. 453). Marx e Engels, os "fundadores da filosofia da práxis", submeteram essa concepção a uma crítica vigorosa.
Ideologia no pensamento Marxista (materialismo dialético) é um conjunto de proposições elaborado, na sociedade burguesa, com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo uma hegemonia daquela classe.
Logo, a alienação compreende o não questionamento das ideologias e as suas amplas aceitações, sem perguntar se aquilo é correto, errado, ou ainda, se a ideia é prejudicial para que a dissemina. A alienação pode ser perigosa para quem não questiona suas ações e pensamentos diante do mundo.
A ideologia para Marx age como um instrumento de dominação de uma classe sobre a ou tra. Ela é resultante da prática social dos homens, representa as idéias dominantes de uma da da sociedade e de uma determinada época. ... A ideologia é, portanto, segundo Marx, um instrumento de dominação.