A análise do comportamento é uma ciência natural, formulada pelo psicólogo americano B. F. Skinner, que estuda o comportamento humano a partir da interação entre organismo/ambiente.
Generalização era um termo originalmente reservado para fenômenos nos quais um respondente era eliciado por estímulos que eram neutros antes do condicionamento. Passou a ser usado para designar o controle exercido sobre a probabilidade de emissão de um operante por estímulos semelhantes ao estímulo discriminativo.
Na generalização de estímulos, um estímulo adquire controle sobre uma resposta devido ao reforço na presença de um estímulo similar, porém diferente. Freqüentemente, a generalização depende de elementos comuns a dois ou mais estímulos.
Uma generalização é um relacionamento que podemos chamar de "é um tipo de", onde objetos gerais (no exemplo abaixo, Produto) se relacionam com objetos mais específicos do mesmo tipo (Guitarra, Violão). No exemplo, pode-se dizer que Guitarra e Violão são um tipo de Produto.
Contracontrole: resposta comum decorrente de um processo de punição que visa esquiva da estimulação aversiva ou ataque ao agente punidor.
Em pesquisas com várias perguntas, algumas vezes é conveniente citar uma resposta do usuário a uma pergunta anterior. Isso é chamado de encadeamento de respostas. Use esse recurso incluindo uma palavra no formato de QX_ANSWER no texto de uma pergunta posterior.
O contracontrole é o comportamento de escapar ao controle aversivo. Assim, há a presença desse fenômeno quando são observados comportamentos de pôr fim a um controle exercido por meio da coerção Nas palavras de Skinner: “Os que são assim controlados passam a agir.
Mando é a habilidade de pedir itens de interesse, e é o operante verbal mais primitivo no desenvolvimento humano, ou seja, aquele que é primeiramente adquirido. (LEAR, 2004). Segundo Skinner (1957) é o único dos operantes verbais que beneficia diretamente o falante, ou seja, é por si só reforçador.
Um operante verbal é chamado de mando quando a resposta verbal é emitida sob controle de condições motivacionais específicas (por exemplo, privação ou presença de estimulação aversiva). São exemplo de mando respostas verbais tradicionalmente chamadas de ordens, pedidos e avisos.
Comportamento intraverbal foi definido como um operante verbal no qual a resposta está sob controle de estímulo discriminativo verbal sem correspondência ponto a ponto entre estímulo e resposta. Traduções entre línguas podem ser casos de comportamento intraverbal.
Os comportamentos verbais secundários ou autoclíticos são respostas verbais que não podem ser emitidas isoladamente, mas apenas em conjunção com algum outro operante verbal.
CGR são comportamentos que se encontram sob controle de estímulos discriminativos verbais específicos-regras. ...
O comportamento verbal é, portanto, comportamento operante e é mantido por consequências mediadas por um ouvinte que foi especialmente treinado pela comunidade verbal para operar como tal. ... Com a análise do comportamento não verbal se passa algo semelhante.
Mando (pedido vocais). Ocorre quando o indivíduo tem interesse em algo e pede por esse item. Exemplo: "Biscoito", para pedir um biscoito. Tato (nomeação de itens, pessoas, situações).
O tato distorcido é uma forma de contracontrole verbal ao controle aversivo e ao uso de reforçadores arbitrários (Ferster, 1972). ... Em terapia, principalmente quando o terapeuta controla o comportamento do cliente por meios aversivos, este pode começar a distorcer seus tatos.
Quando o estímulo discriminativo e o produto da resposta verbal correspondem a um padrão físico semelhante, dizemos que há correspondência formal entre eles. ... Quando há correspondência formal, há correspondência ponto a ponto, exceto nos casos em que estímulo e resposta têm apenas um componente.
O repertório verbal é um repertório comportamental e sua aquisição, manutenção e extinção seguem o mesmo princípio dos demais repertórios operantes. Em outras palavras, a análise do comportamento verbal não difere, nos princípios, da análise funcional feita em relação aos repertórios não-verbais.
Dizer que comportamento verbal é “uso de linguagem” apenas não nos diz nada sobre relações funcionais. A mesma coisa acontece com o conceito de “comunicação”: dizer que alguém “emite” uma mensagem que depois é decodificada por alguém que “recebe” não ajuda.
O comportamento operante caracteriza-se por ser um comportamento voluntário. Exemplos: andar, correr, pular, escrever, etc. Ele não é produto de um estímulo que o antecede, mas é seguido de conseqüências.
Ivan Pavlov descreveu a obtenção do comportamento respondente condicionado como sendo formado por estímulos pareados que têm certa resposta. ... É marcado por respostas desencadeadas por eventos que imediatamente as precedem (o estímulo eliciador) e relacionado com o Sistema nervoso periférico (ou autônomo).
Definição: No condicionamento clássico, o estímulo condicionado é um estímulo previamente neutro que, após tornar-se associado com o estímulo incondicionado, eventualmente, desencadeia uma resposta condicionada.
o estímulo incondicionado, eventualmente, desencadeia uma resposta condicionada. ... O apito não está relacionado com o cheiro da comida, mas se o som do apito for emparelhado várias vezes com o cheiro, o som acaba por desencadear a resposta condicionada. Neste caso, o som do apito é o estímulo condicionado.
6- Como o comportamento respondente pode ser condicionado? Dê exemplos. São condicionados através do feedback e do processo de estimulos-respostas onde o individuo recebe e reagem a estimulo do meio externo.
No comportamento operante (de Skinner), o ambiente é modificado e produz conseqüências que agem de novo sobre ele, alterando a probabilidade de ocorrência futura semelhante. O condicionamento operante é um mecanismo de aprendizagem de novo comportamento - um processo que Skinner chamou de modelagem.
Como disse anteriormente, o comportamento respondente é involuntário e pode ser inato - para eventos filogeneticamente relevantes, como a comida, situação ameaçadora, sexo - ou pode ser aprendido quando um estímulo "neutro" é apresentado em comunhão com um estímulo específico e suficientemente aliciador de ...
Assim a principal diferença entre o reflexo condicionado respondente e o operante é: No condicionado a resposta do indivíduo ao estímulo é automática. Enquanto que, no operante a resposta do indivíduo ao estímulo é voluntária.