As células procarióticas, também conhecidas como células procariontes, são aquelas que possuem uma organização muito simples. Nelas, o material do núcleo celular fica espalhado pelo citoplasma. Podemos citar como exemplos de seres que são formados por células procarióticas: bactérias e cianobactérias.
As células eucariontes são mais complexas do que as células procariontes. Uma das principais características é a presença de um núcleo delimitado por envoltório nuclear, o qual protege as moléculas de DNA existentes nessa região. É no interior do núcleo que ocorre a duplicação do DNA e a síntese de RNA (transcrição).
Células procarióticas e eucarióticas são tipos celulares que se diferenciam, entre outras características, pela presença ou ausência de núcleo. Enquanto as células procarióticas não apresentam material genético envolvido por envoltório nuclear, as eucarióticas possuem um núcleo bem definido.
Eucarionte é um ser unicelular ou pluricelular que possui carioteca (membrana nuclear), ou seja, o seu núcleo celular é separado do citoplasma por uma membrana, diferentemente dos procariontes, que não possuem carioteca.
Virose é o nome dado a qualquer doença causada por vírus, organismos sem células que não possuem metabolismo próprio. As viroses, portanto, não são uma doença específica, e sim um nome genérico usado para denominar várias doenças. Exemplos: Catapora, Gripe, Sarampo, Febre amarela e Caxumba.
Os eucariontes são todos os seres vivos com células eucarióticas, ou seja, com um núcleo celular rodeado por uma membrana chamada carioteca,Os procariontes são organismos unicelulares, ou seja, de uma única célula e não tem a membrana que envolve o núcleo.
As células presentes nos seres vivos são classificadas em eucariontes e procariontes. A diferença entre elas é a estrutura celular. As procarióticas caracterizam-se por terem uma estrutura simples e a ausência de núcleo, enquanto as eucarióticas têm um núcleo definido e uma estrutura complexa.
A maioria das células possui três partes principais: a membrana, o citoplasma e o núcleo. A membrana celular (ou membrana plasmática) é como a pele da célula. O citoplasma exerce muitas funções para manter a célula viva.
Os níveis de organização celular seguem a seguinte ordem: Átomos - Moléculas - Célula - Tecido - Órgãos - Sistema - Organismo - População - Comunidade - Ecossistema - Biosfera.
A sequência correta dos níveis de organização dos seres vivos é: Átomos (IV), Moléculas (III), Células (VII), Tecidos (V), Órgãos (VI), Sistemas (II) e Organismo (I).
Os seres vivos são classificados de acordo com a organização celular, os quais podem ser unicelulares e pluricelulares, de acordo com o número de células, e procariontes e eucariontes, segundo sua organização interna.