A mucocele é tipicamente causada por uma lesão (ruptura) nos ductos salivares. Assim, ocorre o extravasamento de fluido para regiões que não deviam ser atingidas por ele, gerando as lesões bolhosas que podemos observar a olho nu. A causa dessa ruptura é, na maioria das vezes, um trauma.
A mucocele não é contagiosa e, geralmente, regride naturalmente sem a necessidade de tratamentos. Entretanto, em alguns casos, pode ser necessária uma pequena cirurgia, feita pelo odontologista, para remover o cisto e a glândula salivar afetada.
Em alguns pacientes, a lesão pode durar mais por muito tempo, e foi relatada rara a dura por até três anos. Mucoceles é geralmente fluctuant devido a seu índice fluido, mas pode às vezes drenar periòdicamente ou ser fibrosed, neste caso a sensação fluctuant ? a.
Olá. É melhor você esperar pelo menos uma semana, após remover os pontos com seu dentista. No beijo, há troca de bactérias que podem levar a uma infecção. Portanto, aguarde seu dentista te liberar.
Essas são algumas atitudes simples que podem evitar que as glândulas salivares sofram traumas que gerem a mucocele....É possível prevenir o aparecimento da mucocele?
Qual a especialidade medica que devo procurar para tratamento de mucocele? Estomatologista, patologista ou um bucomaxilofacial.
O diagnóstico de mucocele é clínico e na anamnese deve-se investigar um trauma prévio (5). O profissional deve ficar atento aos diagnósticos diferenciais como hiperplasias fibrosas, papiloma focal, lipoma ou fibroma (1).
Essas lesões têm nomes estranhos, mucocele e rânula. Quando aparecem nos lábios, na língua, no palato mole – a parte de trás do céu da boca, ou na mucosa jugal – a parte interna das bochechas são chamadas de mucocele. Já quando aparecem no assoalho da boca, embaixo da língua, são as rânulas.
Rânula é uma patologia não hereditária, indolor, caracterizada por formação de uma bolsa preenchida geralmente por líquido mucinoide, frequentemente resultante de trauma ou obstrução da glândula associada.
Em alguns casos, a bolha de sangue pode estourar sozinha. Dessa forma, é fundamental que o local seja cuidado com rapidez, para proteção contra infecções. Primeiramente, é importante drenar o fluído com cuidado. Logo após a atenção inicial, a região deve ser lavada completamente.
Em alguns casos, principalmente quando a afta é incômoda e dolorosa, pode ser indicado o uso de pomadas anestésicas, como benzocaína, corticóides tópicos, como Triancinolona ou Fluocinonida, ou agentes cicatrizantes, como Policresuleno.