EQST

O Que Causa A Sndrome Do Miado Do Gato?

O que causa a síndrome do miado do gato?

Síndrome Cri-Du-Chat (Síndrome do Miado de Gato) Esta síndrome é uma anomalia cromossômica, causada pela deleção parcial (quebra) do braço curto do cromossomo 5, apresentando um cariótipo 46, XX, 5p- e 46, XY, 5p-. Por isso é também chamada de síndrome 5 p - (menos).

O que significa quando uma pessoa é diagnosticada com a síndrome do miado do gato?

O que é a Síndrome Cri-Du-Chat Cri-du-chat, ou síndrome 5p-, é uma condição rara que resulta quando um pedaço do cromossomo 5 está faltando. Também é conhecida como síndrome do choro de gato, já que bebês com essa condição geralmente têm um choro agudo que soa como o de um gato.

O que é síndrome do Cri-du-chat?

A síndrome cri-du-chat é uma anomalia genética rara e causa a mutação caracterizada pela remoção do cromossomo 5. Também chamada de síndrome 5p- (menos) ou síndrome do miado de gato. Na maior parte dos casos, não é hereditária.

O que leva ao desenvolvimentos da síndrome de Cri-du-chat quais as alterações clínicas dessa síndrome?

O que causa esta síndrome A síndrome do miado de gato é causada por uma alteração no cromossomo 5, em que existe perda de um pedaço do cromossomo. A gravidade da doença se dá pela extensão dessa alteração, ou seja, quanto maior o pedaço perdido, mais grave a doença será.

Qual a função do cromossomo 5?

O cromossoma 5 é o 12o cromossoma para ter o gene terminado arranjar em seqüência no projecto de genoma humano. Compreende 9 milhão pares baixos que compo 923 genes. Sessenta e seis dos genes estão sabidos para ser envolvidos na doença humana se são transformados.

O que é a trissomia do 21 e a translocação Robertsoniana?

Com a translocação Robertsoniana, é possível desenvolver o quadro de trissomia do 21 e continuar a ter 46 cromossomos. ... Este tipo de translocação ocorre entre dois cromossomas acrocêntricos que se fundem perto ou mesmo no centrômero, originando perda dos braços cursos dos cromossomas.

O que é uma translocação Robertsoniana Qual a relação entre este tipo de alteração cromossômica é a síndrome de Down?

A translocação envolve sempre dois cromossomos, sendo que quando o cromossomo 21 for um dos envolvidos, existe um risco superior de manifestação da Síndrome de Down, portanto, reforço a informação de que nem sempre o cromossomo 21 está envolvido.

Quais são as quatro principais síndromes genéticas?

As mais comuns são: a síndrome de Down, a síndrome de Turner e a síndrome de Klinefelter. Contudo, existem outras como: síndrome de Patau (trissomia do 13), síndrome de Edwards (trissomia do 18) e outras.

O que são síndromes genéticas Cite exemplos?

Também são chamadas síndromes genéticas aquelas que afetam os cromossomos, que são as estruturas que contém os genes. O exemplo mais conhecido de alteração cromossômica é a Síndrome de Down.