Como saber se estou com insuficincia cardaca? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O diagnóstico da insuficiência cardíaca é clínico, através da história contada pelo paciente de intolerância aos esforços, falta de ar ao deitar e inchaço nos membros inferiores ou abdome, aliado aos achados do exame físico de acúmulo de sangue nos pulmões e no organismo como um todo.
Como identificar insuficiência cardíaca através do exame físico?
No exame físico, o paciente apresenta sinais de IC crônica (cardiomegalia) gravemente descompensada, com evidência de congestão pulmonar e baixo débito (disfunção de ventrículo esquerdo), congestão sistêmica e ativação adrenérgica.
Quais são as principais ferramentas utilizadas para diagnosticar a insuficiência cardíaca?
Os exames mais comuns são:
História clínica e exame físico.
Eletrocardiograma (ECG)
Análises ao sangue.
Radiografia do tórax.
Ecocardiograma.
São sinais de insuficiência cardíaca conforme RX?
A) Radiografia de tórax É possível observar o aumento do índice cardiotorácico (> 50%), sinais de congestão pulmonar (inversão do padrão vascular – vascularização mais visível nos lobos superiores), ingurgitamento linfático (linhas B de Kerley), derrame pleural e até mesmo alterações ventriculares.