Convulsão é a contratura involuntária da musculatura, que provoca movimentos desordenados. Geralmente é acompanhada pela perda da consciência. As convulsões acontecem quando há a excitação da camada externa do cérebro.
Li Li Min – Epilepsia é um sintoma que ocorre quando, por algum motivo, o cérebro não está bem e um grupamento de células cerebrais se comporta de maneira hiperexcitável, o que pode gerar manifestações clínicas, ou seja, as crises epiléticas.
Os medicamentos mais comuns no tratamento de convulsões são:
O Gardenal, cujo princípio ativo é o fenobarbital, é a droga de escolha para o tratamento de epilepsia. Em alguns casos, quando o animal apresenta crises de convulsão, mesmo quando já medicado, com a dose adequada, pode-se sim fazer uma associação com o brometo de potássio.
Duas opções sempre muito bem-vindas são os chás de camomila e o de valeriana. Respectivamente, um serve para situações de estresse leve a moderado; o outro, para momentos críticos, que requereriam, muitas vezes, intervenção farmacológica.
“Um sedativo de uso veterinário que é bastante usado é a acitromazina, que normalmente é aplicada em 60 gotas para cães de grande porte e 15 gotas para cachorros pequenos. Ele deixa o cão num estado de sonolência que facilita a viagem”, conta Camargo.
Aumente a dose de passeios e de brincadeiras Como você deve ter percebido, brincar e cansar o pet durante o dia evita que ele tenha muita energia para gastar durante a noite. Nesse sentido, outra maneira de como fazer o cachorro dormir bem é intensificar os passeios e as brincadeiras de correr.