A serosa ou a adventícia é o revestimento externo. A serosa (peritônio visceral) é formada por tecido conjuntivo frouxo e mesotélio (epitélio simples pavimentoso). A adventícia corresponde ao tecido conjuntivo frouxo comum a outro órgão.
Túnicas serosas Elas consistem em uma lâmina lisa de mesotélio suportada por uma fina lâmina de tecido conectivo. A túnica serosa que reveste a parede da cavidade é chamada de lâmina parietal, e a que reveste a víscera é chamada de lâmina visceral.
Após a cavidade oral, o tubo digestório se diferencia em quatro órgãos principais: esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso. Cada um destes órgãos é formado por quatro camadas concêntricas: (1) a mucosa, (2) a submucosa, (3) a túnica muscular, e (4) a adventícia ou serosa.
A mucosa é a camada mais interna do órgão, revestindo a sua luz, composta por um epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado sobre a lâmina própria, que é formada por tecido conjuntivo rico em vasos sanguíneos e é separada da submucosa pela camada muscular da mucosa, composta por camadas de células musculares ...
Mucosa é o nome dado ao conjunto formado por epitélio mais tecido conjuntivo que reveste as cavidades úmidas do corpo, em contraste com a pele onde a superfície é seca. ... Portanto, recobre locais como a boca, intestino, bexiga, etc. Seu tecido conjuntivo é denominado lâmina própria ou córion.
As mucosas são tecidos finos e flexíveis que revestem as cavidades do organismo que se encontram no prolongamento da pele estão abertas para o ambiente exterior. Encontram-se mucosas em cinco zonas do corpo: No sistema digestivo, da boca ao ânus.
A área respiratória é a maior parte das fossas nasais, sua mucosa é constituída por um epitélio pseudo-estratificado cilíndrico ciliado, com muitas células caliciformes. Esse tipo de epitélio reveste a maioria das vias aéreas, por isso freqüentemente é chamado de epitélio do tipo respiratório.
O tecido epitelial de revestimento é responsável por revestir o corpo e as superfícies dos órgãos. Por esse motivo, está relacionado com a proteção, absorção de substâncias e, até mesmo, com a percepção de certos estímulos.
Tipos de tecido epitelial: Podemos classificar o tecido epitelial em dois grandes grupos: o tecido epitelial de revestimento e o tecido epitelial glandular. Os tecidos epiteliais de revestimento revestem nossos órgãos e nosso corpo externamente.
tecido epitelial
Os epitélios podem ser classificados a partir de diferentes critérios. De acordo com as formas de suas células, eles podem ser classificados em: a) Pavimentoso, estratificado e simples. b) Cúbico, prismático e estratificado.
Os epitélios de revestimento são classificados de acordo com critérios essencialmente morfológicos, baseando-se em dois aspectos: o número de camadas que possuem e a forma das células da camada mais superficial. ... Existem ainda outros tipos, o epitélio de transição, e o epitélio pseudo-estratificado.
Tecido epitelial de revestimento Epitélio Simples: são formados por uma única camada de células; Epitélio Estratificado: possuem mais de uma camada de células; Epitélio Pseudo-Estratificado: são formados por uma única camada de células, mas possui células com alturas diferentes, dando a impressão de ser estratificado.
Tecido Conjuntivo
Classificação do tecido epitelial de revestimento As células do epitélio pavimentoso são achatadas e têm forma poligonal. As do epitélio prismático(ou colunar, ou cilíndrico) são altas, com forma de prismas e as células cúbicas têm formato cúbico.
A velocidade dessa renovação varia de epitélio para epitélio. As células que se renovam mais rapidamente são do epitélio intestinal: num prazo de 2 a 5 dias são substituídas por células novas. As que se renovam mais lentamente são as células do pâncreas que demoram 50 dias para serem substituídas.
Como acontece a renovação das células epiteliais? As células epiteliais têm vida limitada, então são renovadas a partir de um processo chamado mitose. Ou seja, acontece uma divisão celular, na qual são originadas duas células idênticas à original. O tempo de renovação varia conforme o epitélio.
Essas células caliciformes são cilíndricas modificadas, que sintetizam e secretam muco. Localizam-se, geralmente, entre as outras células do epitélio, principalmente, no revestimento do trato respiratório e digestório.
Os cílios impelem uma camada fluida de muco que recobre as vias aéreas. A camada de muco captura patógenos (micro-organismos potencialmente infecciosos) e outras partículas, evitando que cheguem aos pulmões.
Os cílios tem função de filtrar impurezas. E o muco de umidecer as vias respiratórias.
Os cílios existententes dentro da traqueia são capazes de reter partículas e microrganismos. Existe também muco que reveste a traqueia e ajuda na filtração do ar, retendo bactérias e poeira. Após a filtragem do ar, essas partículas são conduzidas para fora do organismo por meio dos cílios.