Além das luvas, use também pinça hemostática para retirar os espinhos. A dica para tirar da maneira correta é segurar bem perto do ponto onde o espinho penetra na pele.
Vai precisar de uma pinça ou um alicate de bico fino,segure o animal firmemente (peça ajuda para conte-lo) para que não escape,tente acalmá-lo. Com a pinça (alicate) prenda o espinho bem na base,próximo a parte fincada na pele, e de um puxão firme. Todo cuidado para não quebrá-lo!
Como ensinar o pet a não morder
Se o seu filho de quatro patas têm entre 4 e 6 meses de vida e não para de morder sua mão e tudo o que encontra pela frente, é possível que ele esteja passando pela troca de dentes.
Isso ocorre porque elementos em movimento geram uma resposta instintiva à perseguição em seu amiguinho peludo. Por esse motivo, o movimento de seus pés ao caminhar desperta seu instinto e seu desejo incontrolável de brincar, assim como acontece quando ele vê uma bola quicar.
Um cachorro mordendo quer atenção. Se você dá atenção às mordidas dele, certamente o ato vai se repetir. Isso porque ele entende como uma maneira de se entrosar com seu tutor e receber dele mais carinho. Essa atitude é normal quando se é filhote, porque o animal está ainda aprendendo a viver.
Se em alguma ocasião você já reparou essa atitude, algo de errado pode estar acontecendo. Na maioria das vezes, os cãezinhos mordem suas patas por estarem com algum machucado na região ou então por questões psicológicas e emocionais — como ansiedade e estresse.
E se a situação for mais complexa, pode provocar uma dermatite acral por lambedura. Não o deixe sozinho durante muitas horas, passe tempo com seu cachorro e quando começar a morder-se tente redirecionar sua atenção para o seu brinquedo ou jogo favorito. O uso do colar isabelino também é recomendável neste caso.
Sim, os cachorros podem ser alérgicos a alguns tipos de grama ou pólen. É preciso estar sempre atento às atitudes do cãozinho após o passeio. Para amenizar esse problema você pode aplicar gel 100% Aloe Vera nas patas, ou ainda usar shampoos específicos para tratamentos de alergias.
Minimize o tempo que o cachorro fica do lado de fora. Quando o tempo estiver frio e houver neve ou gelo no chão, o contato com o chão pode lesionar as patas do cão. Limite o tempo que ele passa ao ar livre se a temperatura estiver congelante para que as patas não machuquem e o pet não fique com muito frio.
Como não é fácil evitar caminhar sobre o asfalto, o mais recomendável é usar sapatinhos para cães. Este tipo de calçado é um eficaz protetor. Há sapatos específicos, desenhados para os cães que têm que caminhar pelo asfalto, e que protegem as patas dos efeitos do calor.
Além da solução limpadora de patas, também existe um copo limpador de patas para cachorro. Nesse caso, é só colocar água morna no recipiente e fazer o movimento de colocar e tirar as patinhas do amigo peludo. O ideal é que seja usado o shampoo do pet, assim a limpeza é mais eficiente.
Como higienizar seu pet depois de um passeio
Os lenços umedecidos podem fazer o papel do álcool em gel em humanos: eles devem ser usados para limpar as patas dos pets após um passeio. Os Lenços Umedecidos American Pet, por exemplo, são uma boa pedida. Basta retirar a quantidade necessária de lenços e passar suavemente sobre o local que pretende limpar.