Cinco receitas caseiras (e eficientes) para acabar com as baratas
O sal amoníaco é bastante eficiente para eliminar baratas dentro do armário da cozinha, pois seu cheiro repele esses insetos. Como utilizar: Você irá precisar de um copo de água e um pouco de sal amoníaco. Dissolva o pó e utilize a mistura para limpar o armário hospedado por baratas.
O cheiro de barata é muito característico e conhecido de muitos; ainda que os insetos, as manchas e os grânulos fecais não sejam vistos pode-se perceber a presença de baratas pelo odor desagradável deixado sobre os alimentos ou utensílios.
1 litro de água. ¼ de copo de álcool líquido. 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. ½ copo de vinagre branco (de álcool)
Para começar, retire de dentro do armário todos os objetos que estão guardados ali. Em seguida, encha um recipiente com vinagre branco, coloque-o dentro do armário e deixe ali dentro por 24 horas. O vinagre vai ser um forte aliado para capturar os cheirinhos inconvenientes que possam estar dentro do armário.
Outra dica são aromatizadores de ambientes, vinagre (1 parte dissolvida em 4 partes de água quente, passar na madeira de forma a não encharcar e deixar secar bem) e bicarbonato de sódio (1 colher de sopa em 2 litros de água, deixar agir por 10 minutos e retire o excesso, deixe secar bem).
Limpe muito bem. Depois de fazer o primeiro processo, coloque a peça de molho em uma mistura que desinfete e retire o cheiro. Pode ser 1 litro de água e 1 colher de água oxigenada ou 1 litro de água gelada e o suco de 1 limão. A quantidade de água pode variar, o importante é que o bucho fique submerso.
Já em casa, é preciso lavar em água corrente e deixar de molho em água com limão espremido por uns, sei lá, 15 minutos. Depois, é preciso dar uma primeira fervura em água com uma colher de sobremesa de bicarbonato. Descarta-se a água dessa primeira fervura e lava-se de novo o bucho, para retirar a gordura que sobrou.
Passo a passo
Lavar bem o mocotó já cortado. Colocar o mocotó na pressão com 2 litros água, louro e deixar 40 minutos. Enquanto isso corte todos os legumes, tomates, linguiças, costelinhas, bacon, salsa, enfim, todos os outros temperos bem pequenos. Com o mocotó já solto dos ossos, corte os em pedacinhos bem pequenos e reserve.
Toque especial: pingue algumas gotas de limão sobre a carne. Isso ajudará a matar as bactérias e, inclusive, realçará o sabor da carne, deixando-a ainda mais suculenta.
Deixe a proteína texturizada de soja em água fervendo por 3 minutos. Sairá uma espuma da soja que deverá ser eliminada. Passe a carne de soja para uma peneira e lave em água fria.
Seu sabor imita o do toucinho defumado, mas é natural e tem textura granulada como a da PTS. Use 1 colher (sopa) com a cebola e o alho ao refogá-los para acentuar o sabor da receita. No caso de refogados com legumes, prepare a soja à parte.
A proteína texturizada de soja (PTS) ou carne de soja é um produto alimentar obtido industrialmente através de um processo denominado extrusão termoplástica ou fiação. Possui teor de proteínas de cerca de 50% pelo processo de extrusão e de 90% pelo processo de fiação.
Passo a passo
1) A soja em grãos deve ser selecionada (tirando-se os grãos imperfeitos) lavada, escorrida, receber um choque térmico com bastante água fervente (jogue por cima, espere um minuto e escorra em seguida). Imediatamente após deve ser posta de molho em água gelada (deixar por 6 e 8 horas nesta água).