EQST

O Que Boca Terminal?

O que é boca terminal?

Boca terminal: cuja abertura é situada na região mais anterior da cabeça. Boca ventral: situada ventralmente, ou seja, na região inferior da cabeça.

Qual peixe não é ósseo?

Os peixes cartilaginosos possuem esqueleto constituído totalmente por cartilagem, enquanto os peixes ósseos possuem esqueleto constituído basicamente por ossos. Não pare agora... ... Enquanto os peixes cartilaginosos possuem uma boca ventral, os peixes ósseos apresentam sua boca na região anterior do corpo.

Quais os nomes dos peixes cartilaginosos?

Os condrictes, também conhecidos como peixes cartilaginosos, pertencem à classe Chondrichtyes e são representados por tubarões, arraias e quimeras. Existem cerca de mil espécies de condrictes, sendo tubarões e arraias os grupos mais diversos, seguidos pelas quimeras.

Como é o corpo dos peixes cartilaginosos dê exemplos?

As características gerais dessa Classe são: esqueleto cartilaginoso, corpo coberto por escamas placóides, respiração também por brânquias, mas essas não possuem a proteção dos opérculos (exceção das quimeras), não possuem vesícula gasosa e, portanto, apresentam outros mecanismos para auxiliar na flutuabilidade (por ...

Qual é a ordem dos peixes?

Na taxonomia, a ordem dos peixes é subdividida em duas classes de maior importância que levam em consideração a composição do seu endoesqueleto: Os peixes de esqueleto cartilaginoso são chamados de Condrictes e os peixes de esqueleto ósseo são chamados de Osteíctes.

Quais são peixes ósseos?

Os peixes ósseos, também chamados de osteíctes ou osteichthyes, são o grupo de vertebrados com maior número de espécies, incluindo representantes de água doce e salgada. ... As escamas dos peixes ósseos possuem origem dérmica, sendo uma característica importante na diferenciação desse grupo com os peixes cartilaginosos.

O que caracteriza um peixe ósseo?

Os peixes ósseos apresentam diversas características que os distinguem dos cartilaginosos, como a presença de um endoesqueleto ósseo, escamas flexíveis, respiração por meio de brânquias e uma bexiga natatória.

Quais são os peixes ósseos?

Peixes Ósseos são aqueles que possuem esqueleto compostos por ossos. O que são - definição biológica: Conhecidos cientificamente como osteíctes (classe Oesteichthyes), são peixes que possuem esqueleto formado, predominantemente, por ossos.

Quais são as características que formam um peixe cartilaginoso?

Principais características dos peixes cartilaginosos - Esqueleto formado exclusivamente por cartilagem. - A fecundação é interna sem presença de larvas. - Presença de claspers (órgãos copuladores). Os claspers são nadadeiras pélvicas.

Como é o corpo dos peixes cartilaginosos?

Os peixes cartilaginosos, como o nome indica, são dotados de endoesqueleto cartilaginoso, assim como os ágnatos. ... Entretanto, ao contrário desses, possuem esqueleto bem desenvolvido, inclusive o crânio, mandíbula e as vértebras; além de nadadeiras peitorais e pélvicas.

Qual é o formato corporal do Peixe?

Além da presença de brânquias, os peixes possuem um corpo com formato hidrodinâmico, que auxilia a movimentação na água. Normalmente os peixes apresentam o corpo fusiforme, ou seja, alongado e com as extremidades afiladas, o que possibilita melhor natação.

Onde fica a cloaca do peixe?

Cloaca é a cavidade onde se abrem o canal intestinal, o aparelho urinário e o aparelho genital das aves granivoras em maioria, dos répteis, dos anfíbios, dos peixes cartilagíneos e mamíferos monotremados.

Quais características estão presentes apenas nos peixes ósseos?

Os peixes ósseos apresentam diversas características que os distinguem dos cartilaginosos, como a presença de um endoesqueleto ósseo, escamas flexíveis, respiração por meio de brânquias e uma bexiga natatória.

Qual é a classe dos peixes?

Existem duas classes de peixes: a classe dos condrictes (do grego khondros: 'cartilagem'; e ichthyes: 'peixe'), ou peixes cartilaginosos, e a classe dos osteíctes (do grego osteon: 'osso'), ou peixes ósseos. ... Existem várias diferenças entre os peixes cartilaginosos e os ósseos.

Como ocorre a respiração de um peixe ósseo?

Para ajudar na sua sustentação e flutuabilidade, os peixes ósseos possuem a bexiga natatória. Sua respiração é branquial, ou seja, por meio de brânquias, onde a água passa e acontece uma troca de oxigênio ao mesmo tempo que o gás carbônico que estava no corpo dele é eliminado.

Quais são os maiores peixes ósseos?

Tipicamente os peixes ósseos não são maiores que 1 m de comprimento mas existem formas reduzidas (certos gobies têm apenas 10 mm de comprimento) e gigantescas (espadarte com 3,70 m, o esturjão com 3,80 m e 590 Kg de peso ou o peixe-lua com 900 Kg de peso).

Quais são as características dos peixes ósseos?

Os peixes ósseos apresentam diversas características que os distinguem dos cartilaginosos, como a presença de um endoesqueleto ósseo, escamas flexíveis, respiração por meio de brânquias e uma bexiga natatória.