Trata-se do conjunto de conhecimentos, valores, símbolos, tradições, ideias, costumes e práticas que se tornam características de um grupo, seja ele familiar, social, étnico, religioso e assim por diante.
Arte e cultura estão totalmente ligadas, pois é através da arte que conseguimos diferenciar, apreciar e adquirir conhecimentos das diferenças entre uma cultura e outra, visto que na arte são impressas sentimentos, formas e cores que dizem muito sobre a pessoa que a fez, que por sua vez possui uma história enriquecida ...
O ensino da arte contribui para exercitar essa percepção. A dança amplia a percepção do corpo. Desenvolve, assim como a música, o ritmo e o movimento. Exercita o equilíbrio, não só físico, mas mental.
A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
A arte contribui de várias maneiras, mas pode ser dito que a principal forma é que por ela pode de expressar pensamentos através da música, críticas a determinado período na sociedade, além de que por ela podemos ensinar as diferenças culturais de etnias, mostrando o quão bonitas todas podem ser.
A arte pode ter várias funções no desenvolvimento da criança. ... Por meio da arte, as crianças expressam seus sentimentos primeiro rabiscando, depois desenhando, pintando, cantarolando, dançando e inventando personagens. Desenvolver a criatividade. O afloramento da criatividade também é facilitado pela arte.
A criança na educação infantil explora os sentidos em tudo que faz. Através da realização de atividades artísticas ela desenvolve sentimento, auto estima, capacidade de representar o simbólico. A arte pode ir além de uma atividade prática e precisa ser compreendida como um processo que envolve sentimentos e emoções.
Pois bem, arte nos dá um entendimento de mundo mais amplo: é um meio de comunicação entre as pessoas e os povos; nos dá subsídios para compreender melhor a vida e nos proporciona a união da nossa racionalidade com a nossa emoção.
Assim, os artistas tem sido parte importante da sociedade, pois eles fazem retratos fiéis ou não de como aquela sociedade se comporta, suas crenças, visões de mundo, realidade social, entre outros. Além disso, também serve como crítica para as atitudes negativas da sociedade.
Pela nossa sociedade conhecer a arte é fundamental para construirmos nossa própria indentidade, contudo o contato de outras artes de outros grupos culturais nos proporciona o aprendizado e um melhor convívio com pessoas e melhor visão do mundo.
Ela revela a pluralidade da humanidade através da multivisão da mesma. A arte não possui início e nem fim, pois ela é o meio. Expressando suas emoções, contando suas histórias e demonstrando os seus valores, o ser humano, através da arte, foi moldando a sociedade.
Por que estudar a arte na educação? O estudo da arte é importante porque auxilia no desenvolvimento de diversas habilidades, dentre elas: Foco e concentração; Criatividade; Disciplina; Percepção; Senso crítico; Improvisação; Comunicação; Integração social; Imaginação; Para que serve a arte?৩১ মে, ২০১৭
Além de trazer todos os benefícios de uma atividade que trabalha com a coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial, a pintura é uma atividade social que transmite uma sensação de bem-estar psicológico e permite uma melhor autoestima.
Além da capacidade de se comunicar, a Arte desenvolve a parte da criatividade, pelo fato da expressão artística estar totalmente ligada à imaginação. ... A pintura também estimula a comunicação, a criatividade, sensibilidade e aumenta a capacidade de concentração e expressão das crianças.
A importância das pinturas rupestres para a historia da humanidade é imensa, visto que tais pinturas representam os primeiros registros das atividades humanas, da observação dos animais e de seus costumes.
Os índios utilizam a pintura corporal como meio de expressão ligado aos diversos manifestos culturais de sua sociedade. Para cada evento há uma pintura específica: luta, caça, casamento, morte. Todo ritual indígena é retratado nos corpos dos mesmos na forma de pintura, é a expressão artística mais intensa dos índios.
As pinturas corporais são as marcas de muitas etnias indígenas. Elas diferenciam clãs e famílias. As tintas são feitas a partir de elementos naturais como urucum, jenipapo e açafrão. ... A pintura corporal tem tanto sentido para os indígenas, que expressa o que o indivíduo representa no grupo e até o estado civil.
As pinturas indígenas refletem a cultura de cada tribo, como também carregam significados, sentimentos e símbolos de grupos sociais. ... Em geral, as pinturas indígenas retratam a identidade cultural de uma etnia, como também carregam significados.
Em um recipiente, coloque 25 mililitros de cola branca, a mesma medida de água e 12,5 gramas (ou uma colher de sopa bem cheia) de urucum. Para conseguir tons mais escuros ou mais claros, ponha mais ou menos corante. Misture tudo com a colher e coloque em um potinho para uso. Esse tipo de tinta é solúvel em água.
Para realizar a pintura, os índios utilizam tintas naturais feitas à base de plantas e frutos. A cor branca é alcançada com o uso da tabatinga, a tonalidade vermelha, por sua vez, é obtida com o urucum. Outros frutos como o jenipapo também são bastante usados.
Resposta. Resposta: Cada cor possui um significado específico. O amarelo representa o sol , o vermelho o fogo , o marrom representa a terra o azul significa o céu e o verde a natureza.
As cores que mais aparecem são:
Pintura Corporal Indígena As tintas usadas são naturais, ou seja, são feitas de plantas e frutos. O jenipapo é o fruto mais usado. Os índios o utilizam para escurecer a pele, enquanto o urucum dá o tom vermelho. Já o branco é conseguido através da tabatinga.