Arranjo, em música, é a preparação de uma composição musical para a execução por um grupo específico de vozes ou instrumentos musicais. ... Pode também ser uma redução, como quando uma música para orquestra é reduzida para ser tocada por um conjunto menor ou mesmo por um instrumento solista.
Assim, podemos definir arranjo simples como sendo: Dado um conjunto qualquer com n elementos e um valor para natural p. Será formado um arranjo simples de p elementos distintos de um conjunto qualquer seqüência formada por p elementos do conjunto.
Podemos dizer que o arranjo simples é utilizado para obter um número de agrupamentos possíveis a serem realizados usando um conjunto finito de elementos. Isso quer dizer que estamos tratando de diversas possibilidades em um dado conjunto. Vale lembrar, que no arranjo, os elementos mudam de posição, ou seja, sua ordem.
O arranjo simples é um tipo de agrupamento estudado na análise combinatória. Conhecemos como arranjo todos os agrupamentos formados com n elementos tomados de k em k, sabendo que o valor de n > k.
Propõe-se uma reedição de autoria, ressaltando elementos, ou transformando-os. O compositor propõe em sua composição a melodia, o arranjador parte dela e concebe outro produto, que varia a cada novo arranjo, pela digital que o musicista especialista insere na ação de arranjar – sobre seus trabalhos.
2) ARRANJO FÍSICO DE UMA FÁBRICA OU DE UM DEPARTAMENTO - É a disposição das unidades individuais de produção (maquinas), postos de trabalho e locais de armazenagem, relacionados entre si. - É nesse estudo que estamos mais de perto interessados, sendo que os detalhes serão desenvolvidos a seguir.
O seu objetivo é permitir o melhor desempenho dos colaboradores e dos equipamentos, de forma que o trabalho flua de maneira simples e fácil.
O que faz um bom Arranjo Físico • Conforto para o funcionários: Ambiente de trabalho ventilado, iluminado e agradável; • Coordenação gerencial • Acessibilidade: Todas as máquinas devem apresentar um nível de acessibilidade suficiente para limpeza e manutenção; • Usa adequado do espaço; • Flexibilidade de longo prazo: ...
O arranjo físico pode ser definido como o planejamento da organização estrutural das instalações da empresa, ou seja: o estudo do melhor posicionamento dos recursos — sejam eles equipamentos, pessoas, departamentos ou mobiliário.
Layout ou arranjo físico é a técnica de administração de operações cujo objetivo é aumentar a eficiência do sistema de produção. Um fluxo bem ajustado permite a rápida movimentação dos produtos através do sistema produtivo. ... O arranjo físico é o ponto-chave quando o assunto é eficiência da produção.
Vale destacar que o tipo de arranjo físico adotado pode impactar significativamente nos custos da operação produtiva, causando muitos prejuízos quando é ineficiente e favorecendo a produtividade quando foi bem aplicado.
Um arranjo físico inadequado pode afetar a capacidade produtiva de uma empresa e todo o seu layout da segurança do trabalho. Afinal, com recintos confusos e despreparados, a companhia fica mais vulnerável aos erros de gestão de estoque, atrasos nas entregas e, até mesmo, às interrupções nas linhas de fabricação.
O arranjo físico pode afetar a competitividade da empresa, proporcionando facilidade no fluxo de informações e materiais, aumento da produtividade tanto das pessoas como dos equipamentos, redução dos riscos de acidentes e à saúde dos trabalhadores.
Por que o arranjo físico por produto permite a produção em massa com grande produtividade? ... A capacidade de produção de uma linha de produção é dada pela capacidade disponível dividida pelo tempo de ciclo.
2) São objetivos do estudo do arranjo físico (layout), EXCETO: a) facilitar o fluxo de trabalho.
São considerados tipos básicos de arranjo físico, exceto:
- Arranjo físico funcional ou por processo: A lógica deste layout é organizar a produção por função, ou seja, recursos similares juntam-se de forma a constituir um setor específico na manufatura. As entidades fluem de setor a setor conforme as atividades necessárias para o seu processo.
Como mencionado, existem quatro tipos de layout mais comuns, podendo haver combinações entre eles de acordo com as necessidades da empresa.