Nas plaquetas, isso diminui a produção de tromboxano, um tipo de lipídeo que favorece a agregação plaquetária. Por essa razão, na linguagem popular, costuma-se dizer que o AAS “afina” o sangue, ou seja, diminui a probabilidade de formação de coágulos que podem obstruir o fluxo sanguíneo.
Pessoas que tomam anticoagulantes não podem tomar o chá de boldo, pois ele pode inibir a agregação plaquetária.
Pode sim, não há interação do Marevan com o chá de boldo. Mas lembre-se, faça com frequência o TAP pra controlar a dosagem do Marevan, pois ele interage com muitos com alimentos ricos em Vitamina K , por exemplo .
A varfarina produz seu efeito anticoagulante inibindo o ciclo de conversão da vitamina K e, dessa forma, impedindo a ação biológica dos fatores da coagulação vitamina K-dependentes. O consumo de alimentos contendo vitamina K, portanto, interfere no efeito anticoagulante da varfarina.
Não existe relato que o chá de camomila tenha interação com esse anticoagulante. Cuidado maior deve-se ao chá vermelho pois esse sim apresenta relato de aumentar os episódios de sangramento quando associado aos anticoagulantes. Portanto beba com moderação.
Posso tomar chá de erva doce usando Xarelto e outros chá como chá mate e camomila? O Xarelto é um anticoagulante direto que não apresenta interação medicamentosa com alimentos, pelo contrário, é orientado a administração do medicamento junto à alimentação para melhor absorção.
Muito cuidado com estes chás e uso concomitante ao marevan. As folhas desses chás são ricas em vitamina K e portanto alteram a resposta do marevan no organismo. Se você já fazia o uso apenas não exagere, mas se não usava antes, então recomendo que não comece pois pode alterar a ação do marevan.
Cantinho do Paciente 7- É PROIBIDO uso de anti-inflamatórios, AAS, injeções intra-musculares quando a pessoa usa Varfarina. 9- Também há restrição na dieta, deve diminuir a ingestão de alimentos ricos em vitamina k, folhas verdes, chá ou erva-mate, vísceras, gema de ovo, óleos.
Outro bom exemplo são os antifúngicos, como o cetoconazol, que funcionam melhor quando existe um pH ácido no estômago. Neste caso, pode ser recomendado optar por tomar o medicamento após uma refeição com alimentos ácidos, como ovo, queijo ou peixe.
A cúrcuma é um anticoagulante natural graças ao seu poder antitrombótico. É realmente capaz de reduzir coágulos sanguíneos, tornando perigoso tomar em combinação com terapia anticoagulante para tratar doenças cardiovasculares. O consumo desta erva pode aumentar seus efeitos e aumentar o risco de sangramento interno.