"Nas espécies de mandioca mais populares do Brasil, chamadas de Aipim ou Macaxeira, a concentração de ácido cianídrico é insignificante. Porém, uma espécie conhecida como mandioca brava possui uma quantidade maior desta toxina e, se ela não for bem cozida ou consumida crua, pode provocar uma intoxicação", disse.
Uma ótima forma de tirar o amargo dos vegetais é deixá-los de molho em uma solução com água + vinagre ou suco de limão. Basta encher uma bacia com água da torneira e adicionar um desses ingredientes (sempre em menor proporção que a água).
Sabe por que a mandioca fica azulada depois de colhida? O programa Globo Rural explicou. Esse problema nada mais é do que uma defesa da planta, da raiz, para evitar perda da água. O azulamento começa a ocorrer nos vasos que levam a água do solo para as raízes da mandioca.
A mandioca-amarga ou brava possui alto teor de ácido cianídrico (quantidade de linamarina maior que 100mg/kg), extremamente tóxico ao homem e aos animais. Quando a linamarina sofre a ação de enzimas externas ou existentes na própria raiz, surge o ácido cianídrico, com alto ou baixo grau de toxidade.
Corte a mandioca em fatias grandes de 8 cm. Descasque, lave e coloque na panela de pressão. Cubra com água, sem ultrapassar o nível máximo de ⅔ da panela, e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos.
Tampe a panela, coloque válvula na posição de pressão e programe qualquer função de cozimento ajustando o tempo para 15 minutos. Assim que o tempo terminar desligue a panela, retire a pressão devagar e abra, escorra a água e retire as mandiocas, prontinho!
Modo de Preparo:
A mandioca deve ser levada ao freezer descascada, crua e, preferencialmente, já cortada em pedaços por até oito meses. Podem ficar no freezer por até três meses. Entre quatro e seis meses.
Você só precisa descascar a quantidade que deseja cozinhar do alimento, cortá-lo em pedaços menores (mas não muito pequenos) e colocar a mandioca na panela de pressão cobrindo-a com água até mais ou menos 1 dedo acima do alimento. Para dar um sabor a mais, acrescente 1 colher (sopa) de manteiga e uma pitada de sal!
Para conservar, deixo a mandioca descascada em uma vasilha aberta com água na geladeira até por uma semana, ela não fica preta e nem perde o sabor. Esse processo pode ser feito com a mandioquinha, é só lava-la bem em água corrente tirando toda terra, não é preciso raspa-la.