Se aquecermos um gás, suas moléculas passarão a se movimentar mais rapidamente. Dizemos então que a Energia cinética (Ecin) desse gás aumentou. ... A temperatura de um gás aumenta se aumentarmos sua energia cinética, Ecin e T são grandezas diretamente proporcionais.
As condições normais de temperatura e pressão (cuja sigla é CNTP no Brasil e PTN em Portugal) referem-se à condição experimental com temperatura e pressão de 273,15 K (0 °C) e 101 325 Pa (101325 Pa = 1,01325 bar = 1 atm = 760 mmHg), respectivamente.
Para que atenda a todos esses requisitos/particularidades, é preciso que esteja de acordo com certas condições de pressão e temperatura, sendo elas: pressão baixa (partículas bem afastadas umas das outras) e alta temperatura (para que as partículas vibrem com maior energia).
Resposta: O comportamento dos gases reais aproxima-se, em certas condições, do comportamento dos gases ideais, obedecendo à lei dos gases (relação entre pressão, volume e temperatura). ... O comportamento dos gases reais se aproxima do previsto para o modelo ideal quando em altas temperaturas e baixas pressões.
Por definição, um gás encontra-se em estado normal, ou em condições normais de temperatura e pressão (CNTP), ou ainda, em temperatura e pressão normais (TPN), quando sua pressão é a atmosférica normal e a temperatura é 0ºC. ... Onde R é a constante universal dos gases perfeitos.
Gás ideal é aquele em que as colisões entre as partículas são perfeitamente elásticas. Entre as partículas dele, não há qualquer tipo de interação, como forças atrativas ou repulsivas, além disso, essas partículas não ocupam espaço.
Compressibilidade é uma característica de todos os materiais de quando submetidos a forças externas (carregamentos) se deformarem. ... Define-se compressibilidade dos solos como sendo a diminuição do seu volume sob a ação de cargas aplicadas.
Apresenta então compressibilidade. É a propriedade que o ar tem de diminuir de volume quando comprimido. Podemos demonstrar esta propriedade fazendo a experiência da seringa. Quando tapamos o seu orifício fica difícil de empurra o êmbolo até o fim.
Um gás real aproxima-se do ideal quanto mais alta for sua temperatura e menor sua pressão.
O gás perfeito ou ideal é um gás idealizado, apresenta características particulares e obedece à lei geral dos gases e à equação de Clapeyron. Não há interação gravitacional entre as moléculas; ... O volume próprio de cada molécula é completamente insignificante quando comparado com o volume total do gás.
O gás real nessa situação se comporta de modo aproximado como ideal porque, havendo poucas moléculas em temperatura elevada, a distância média entre as moléculas é muito grande, sendo pequena a intensidade das forças de ação entre elas.
Energia interna de um sistema (U) é a soma das energias cinética e potencial das partículas que constituem um gás. ... Para um gás ideal como não existe interação entre as moléculas, a energia interna é somente a energia cinética. Para um gás ideal monoatômico temos a equação acima.
Gás ideal é um recurso usado para facilitar os cálculos, pois releva questões como temperatura e expansibilidade. Já o gás real apresenta todas essas característica que devem ser levadas em conta na hora dos cálculos.
Todos são gasosos e possuem baixa reatividade. Os gases nobres são os elementos da família 18 da Tabela Periódica, também chamada de família VIII-A ou zero. Esses elementos são: hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr) xenônio (Xe) e radônio (Rb).