A gravidez semana a semana tem alterações para mamãe e para o bebê, e cada etapa é crucial para uma gestação tranquila e saudável. Com duração média de 40 semanas, a gravidez é dividida em trimestres. Cada trimestre tem características próprias das fases de desenvolvimento. O primeiro é o que requer mais cuidados.
O primeiro trimestre , ou primeira fase da gravidez, corresponde a 1ª a 13ª semana. É a fase mais difícil para a mãe e o bebê. “Enjoos matinais, cansaço, alterações de humor, seios sensíveis são um dos sintomas que correspondem ao primeiro trimestre da gravidez.
A gravidez é dividida em três trimestres, em função das especificidades destes períodos.
Para calcular a idade gestacional em semanas, deve-se anotar a data da última menstruação num calendário. A cada 7 dias, a partir desta data, o bebê terá mais uma semana de vida.
A duração da gravidez é de cerca de 280 dias que são 40 semanas ou 10 meses lunares. Isto é um pouco a mais que 9 meses do calendário juliano, que usamos atualmente. Se dividirmos 280 por 30 (para converter em meses) teremos 9,3 meses.
Outro método para chegar à possível data de parto é através do cálculo usando o dia da concepção. Neste caso, é preciso pegar o dia da concepção, somar 280 e dividir por 7. O resultado chega à quantidade de semanas que o bebê provavelmente terá na época de seu nascimento.
O melhor período para engravidar é entre 11 a 16 dias após o primeiro dia da menstruação, que corresponde ao momento que antecede a ovulação, por isso, o melhor momento para ter a relação é entre as 24 e 48 horas antes da ovulação.
Remédios caseiros para engravidar: veja quais funcionam
O tratamento consiste em 3 ciclos e a dose recomendada para o primeiro ciclo de tratamento é de 1 comprimido de 50 mg por dia, durante 5 dias. Em mulheres que não menstruam, o tratamento pode ser iniciado em qualquer período do ciclo menstrual.