Receber as crianças com atenção, afeto e cuidado. Acolher com atividades planejadas priorizando o lúdico e os momentos de interação. Amenizar a ansiedade e a dor da separação da criança com a mãe ou responsável. ... Cuidar e educar com respeito e afeto nos primeiros contatos da criança ao ingressar ou regressar à escola.
O acolhimento na educação infantil é um dos pilares para a construção de uma relação de parceria entre família e escola, além de constituir-se como elemento fundamental na rotina do trabalho pedagógico em diferentes espaços e tempos na educação infantil. ... O acolhimento das crianças nos espaços pedagógicos.
- As primeiras impressões de acolhimento serão referências para as demais relações; - Para muitas crianças, o uso de objetos transicionais pode ser interessante para essa fase, como cobertores, ursinhos e outros; - Incentive o brincar em todas as suas esferas, sendo uma experiência criativa.
O acolhimento é um modo de operar os processos de trabalho em saúde, de forma a atender a todos que procuram os serviços de saúde, ouvindo seus pedidos e assumindo no serviço uma postura capaz de acolher, escutar e dar respostas mais adequadas aos usuários.
Significado de Acolhimento Boa acolhida; hospitalidade. Lugar em que há segurança; abrigo. Etimologia (origem da palavra acolhimento). Acolher - e + i + mento.
Acolhimento Social é parte do processo de intervenção dos assistentes sociais, compreendendo três elementos em interação constante: a escuta, a troca de informações e o conhecimento da situação em que o usuário se encontra (CFESS Conselho Federal de Serviço Social).
Atitude provisória e excepcional, utilizada como forma de reintegração familiar, o acolhimento institucional visa garantir os direitos das crianças e adolescentes. Durante o processo da medida, o Serviço Social desempenha o papel de acompanhar as crianças e adolescentes a fim de zelar e garantir os direitos dos mesmos.
Pode-se dizer que, para o Serviço Social, o acolhimento é parte integrante do processo interventivo dos assistentes sociais. Ele congrega três elementos que agem em concomitância: a escuta, a troca de informações e o conhecimento da situação em que se encontra o usuário.
INTRODuÇÃO: A escuta qualificada permite adquirir informações sobre cada paciente, que possibilitarão escolhas e resoluções de suas necessidades, tornando-se uma forma de prestar uma assistência de qualidade, pois, por meio dela, é possível reconhecer e acolher, empaticamente, as necessidades do paciente, bem como de ...
Instrumento que permite realizar uma escuta qualificada, a entrevista por meio do processo de diálogo, visa estabelecer uma relação com o usuário, com objetivo de conhecer e intervir em sua realidade social, econômica, cultural e política. Pode ser individual ou grupal.
O usuário tece os elementos necessários para uma escuta qualificada, que são a liberdade, confiança, compreensão, paciência, prontidão para ajuda, atenção, abertura à fala para a fluência dos conteúdos mais profundos, não recriminação, e sigilo.
Pode ser realizada pelas instituições da rede de promoção e proteção, formada por profissionais da educação e da saúde, conselhos tutelares, serviços de assistência social, entre outros. O depoimento especial é a oitiva da vítima, criança ou adolescente, perante a autoridade policial ou judiciária.
Escuta especializada: é o procedimento de entrevista sobre situação de violência com criança ou adolescente perante órgão da rede de proteção, limitado o relato estritamente ao necessário para o cumprimento de sua finalidade (artigo 7º).
É fácil entender o que é escuta ativa, veja a definição: Podemos definir o que é escuta ativa como uma maneira de tornar os diálogos mais eficientes. Com base na plena dedicação para ouvir e compreender o que o outro tem a dizer, a escuta ativa permite que o ouvinte absorva, de fato, o conteúdo da fala do interlocutor.
Esta espécie de depoimento é realizada quando a criança, que figura como vítima ou testemunha, fica em uma sala somente na presença de uma psicóloga ou assistente social, enquanto que o Juiz, o Ministério Público e o Defensor, além do acusado, permanecem em sala de audiência, local diferenciado do primeiro.
substantivo masculino Declaração que se faz publicamente sobre alguma coisa ou para alguém em específico: depoimento de amor, de amizade, de aniversário. [Jurídico] Declaração que, feita pela testemunha ou para a parte interessada no processo, serve como prova: o juiz aceitou o depoimento da testemunha.
Basicamente, são 3 os princípios da escuta ativa: Empatia (através do compartilhamento de experiências semelhantes e espelhamento) Perguntas investigativas (que podem se basear em metodologias como BANT e SPIN Selling) Validação do entendimento (parafraseando o que foi ouvido).
Exercitar corretamente a escuta ativa também desenvolve a comunicação eficaz, uma vez que, por meio dela, os profissionais passam a dialogar de forma clara, objetiva e transparente. Ao demonstrarem um interesse real pela fala do outro, as pessoas se sentem mais à vontade e confiantes e, assim, mais motivadas.
Ouvir na essência quer dizer prestar real atenção no que está sendo dito e também no que não está. ... Diante disso, o que você deve fazer é ouvir na essência para manter o foco, já que a escuta ativa diz respeito a interpretar a linguagem verbal e não verbal do interlocutor.
A escuta é nossa competência de ouvir e de interpretar o que ouvimos. Escutar é uma atitude interna e existem três tipos de escuta: Escuta fechada, científica e empática.
A escuta ativa é uma técnica que traz eficiência para o diálogo, baseada na compreensão e no cuidado ao ouvir o outro. Consiste não apenas em ouvir, mas compreender e interpretar com atenção as informações recebidas, sejam elas verbais ou não-verbais.