Em relação à volumetria de neutralização, distinguem-se a acidimetria (determinação da concentração de um ácido por meio de reação com uma base de concentração conhecida) e a alcalimetria (determinação da concentração de uma base por meio de reação com um ácido de concentração conhecida).
Titulado: composto ou solução, cuja concentração é desconhecida. Quando em uma titulação o volume de solução é monitorado (uso de bureta, por exemplo) o procedimento é chamado de volumetria.
Baseia-se na medida da força eletromotriz de uma célula galvânica. Para aplicações analíticas, esta célula galvânica é constituída de tal forma que o potencial de um dos eletrodos dependa da atividade do componente de interesse.
➢O eletrodo de vidro é o eletrodo sensível a íons hidrogênio mais utilizado. função linear da concentração de íons hidrogênio na solução. função linear da concentração de íons hidrogênio na solução. ... ➢Pode ser utilizado sem interferência em soluções contendo oxidantes e redutores fortes, gases e proteínas.
Definição: A condutimetria é um método de análise que se fundamenta na medida da condutividade elétrica de uma solução eletrolítica. A condução da eletricidade através das soluções iônicas ocorre devido à migração de íons, durante a aplicação de um potencial de corrente alternada.
A condutimetria mede a condutância de soluções iônicas. ... A condutância da solução iônica depende do número de íons presentes, bem como das cargas e das mobilidades dos íons. • A condutância elétrica de uma solução é a soma das condutâncias individuais da totalidade das espécies iônicas presentes.
5. Métodos Potenciométricos Baseiam-se na medida do potencial de uma célula eletroquímica na ausência de corrente (método estático). Vantagens: Baixo custo; Equipamentos com ótimo desempenho e durabilidade; Fácil incorporação em sistemas de fluxo automático; Baixa complexidade.
A titulação convencional com um indicador colorimétrico não ia permitir ao químico determinar a concentração de cada um deles, apenas a concentração total dos ácidos combinados. A titulação potenciométrica, entretanto, permite ao químico determinar a concentração de cada ácido simultaneamente.
Potencial de junção líquida: resulta de diferenças nas velocidades nas quais os íons presentes nos compartimentos das células e na ponte salina migram através das interfaces.
Desse modo, para descobrir o valor do potencial de qualquer outro eletrodo é só construir uma pilha do eletrodo que queremos com o eletrodo-padrão de hidrogênio e medirmos a ddp com um voltímetro. O valor apresentado no voltímetro será o próprio potencial do eletrodo procurado, visto que o do hidrogênio é igual a zero.
Como a informação fornecida por uma medida potenciométrica direta do pH difere daquela obtida por uma titulação potenciométrica ácido-base? Resposta: A determinação potenciométrica direta de pH fornece uma medida da concentração de equilíbrio dos íons hidrônio na amostra.
O potencial de junção EJ se desenvolve na interface entre dois eletrólitos, devido principalmente às diferenças de mobilidade dos íons que se difundem na ponte salina. Desta forma, surge uma separação de cargas que origina um potencial de junção que pode chegar até 50 mV.
Por exemplo, em soluções muito diluídas de eletrólitos a condutividade da solução tem participação importante dos íons da água → para a determinação da condutividade molar do eletrólito, deve-se subtrair da condutividade medida a condutividade da água pura (76 mS m-1).