Erguida em 1943, a igreja de São Francisco de Assis, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, é considerada um marco na história da arquitetura brasileira e o primeiro trabalho de expressão do jovem arquiteto Oscar Niemeyer, que veio a se tornar mundialmente famoso com as obras de construção de Brasília.
O Parque Nacional (Parna) da Serra da Capivara foi criado 5 de junho de 1979, Pelo seu valor histórico e cultural, o Parque Nacional da Serra da Capivara foi declarado pela Organização das Nações Unidas pela Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 1991, Patrimônio Cultural da Humanidade.
O Parque Nacional Serra da Capivara foi criado em 5 de junho de 1979. Situado no sudeste do Piauí, região do semiárido nordestino, com fauna e flora específicas da caatinga, o parque é tombado pelo Iphan, e foi declarado patrimônio cultural da humanidade pela Unesco, em 1991, por seu valor cultural e histórico.
A característica essencial para essa conquista foi a “monumentalidade, determinada por suas quatro escalas: monumental, residencial, bucólica e gregária e por sua arquitetura inovadora”, conforme informa o site oficial do instituto. A capital do país é de fato deslumbrante e foi (é) devidamente reconhecida!
O Plano Piloto da cidade de Brasília passava a ser considerado Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO em um dia como este, no ano de 1987, pelo seu conjunto arquitetônico e urbanístico. A capital do Brasil é a única cidade do mundo construída no século 20 que recebeu a honraria.
Bens tombados: Conjunto Urbanístico de Brasília, Catedral Metropolitana de Brasília, Placa de Ouro oferecida à Rui Barbosa, Catetinho e Coleção Arqueológica João Alfredo Rohr,Teatro Nacional, Capela Nossa Senhora de Fátima; Casa de Chá; Congresso Nacional, Conjunto Cultural da República, Conjunto Cultural Funarte, ...
Com uma arquitetura barroca exuberante, a cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, foi o primeiro bem cultural brasileiro a entrar na lista da UNESCO, em 1980.
O tombamento de Brasília visa preservar a cidade surgida da execução do Plano Piloto de Lúcio Costa.
Além disso, tem a sua importância reafirmada ao ser o centro de onde emanam importantes decisões que afetam a vida de milhares de brasileiros. Sendo assim, misturando modernidade e política em suas origens, a capital torna-se um importante patrimônio a ser reconhecido por todos os cidadãos brasileiros.
Resposta. Resposta: Um patrimônio da humanidade é um local considerado valioso para todo o mundo, independentemente de onde está localizado. Quem credita o título é a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Patrimônio Edificado: um livro em forma de arquitetura O Patrimônio Edificado corresponde às construções que servem para abrigar as diversas funções necessárias à sobrevivência humana. São os artefatos que ao se multiplicarem formam povoações, viram cidades, se transformam em metrópoles.
Um local histórico nacional ou sítio histórico nacional é a designação que uma determinada área possui em razão do seu significado histórico nacional. ... Esses sítios podem variar em tamanho de pequenos a complexos, e poderão incluir provas físicas do assunto relacionado com a história a ser comemorada.
13 patrimônios históricos e culturais da UNESCO que ficam no Brasil
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro.
Cabe ao IPHAN proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras. Buscando a preservação dos tesouros da cultura nacional.
Cabe ao Iphan proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) é uma autarquia federal do Governo do Brasil, criada em 1937, vinculada ao Ministério do Turismo, responsável pela preservação e divulgação do patrimônio material e imaterial do país.