A hidrolipodistrofia ginoide (HLDG), popularmente conhecida como celulite, está presente em grande parte da população feminina.
Esta avaliação se faz principalmente com palpação, estirando a pele na região acometida onde, quanto maior o tempo em que a pele ficar deformada, maior é a flacidez tissular associada.
A Hidrolipodistrofia Ginóide (HLDG) é o nome técnico dado ao termo "celulite' que surgiu no ano de 1920, a celulite é uma palavra de origem latina utilizada para descrever alterações estéticas da superfície da pele (DAVID; PAULA; SCHNEIDER, 2011).
No caso da obesidade ginoide, há uma tendência de acúmulo de gordura nas regiões do quadril, glúteos e regiões femorais. Enquanto isso, na obesidade androide a tendência é o acúmulo gordura na região abdominal. Essas diferenças se devem a fatores hormonais e à distribuição diferenciada dos receptores de gorduras.
Quando o tecido adiposo acumula-se predominantemente na região abdominal, há um predomínio da gordura visceral e diz-se que a pessoa apresenta obesidade do tipo andróide ou do tipo "maçã". Se a tendência é acumular gordura na região dos quadris e coxas, a obesidade é classificada como ginóide ou tipo "pera".
Para reduzir os flancos, aquela gordurinha extra localizada um pouco acima dos quadris, é preciso focar no abdômen e na parte exterior das coxas. "Por isso invista na abdominal oblíqua, a lateral, e também na cadeira abdutora", explica Matias. Não existe um exercício que foca completamente na região dos flancos.
Flexões
6 exercícios para perder gordura nas costas
A cirurgia de remoção de pele nas costas tem por objetivo remover os dois bolsões de pele e gordura que se encontram na parte alta das costas, na altura do sutiã. Quando existe sobra de pele moderada a acentuada a lipoaspiração além de não resolver a situação pode ainda piorá-la.
Gordura das costas é removida com três tratamentos; veja Quantidade de sessões: apresenta resultados a partir de cinco sessões. Mas vale lembrar que a quantidade de sessões varia de acordo com a avaliação física e a necessidade de cada caso. Valor médio: a partir de R$ 108.
A aspiração da gordura localizada no flanco e nas costas custa um pouco mais, já que a região é maior, tendo como preço inicial R$ 3.
O procedimento de lipoaspiração nas costas permite a sedação com anestesia local, dependendo do tamanho da área a ser lipoaspirada e da quantidade de gordura a se retirar. Durante todo processo, são usados sedativos para o paciente dormir. Em caso de sobrepeso, pode existir acúmulo de pele no local.
A recuperação é gradual e demora entre 1 semana a 1 mês, dependendo da quantidade de gordura retirada e do local, porém as primeiras 48 horas são as que necessitam de maiores cuidados.
Algumas ótimas opções são os aparelhos de ultrassom de alta frequência, a carboxiterapia e a criolipólise, mas a escolha do tratamento deve ser orientada pelo fisioterapeuta especializado ou esteticista, levando em consideração a quantidade de gordura acumulada, sua aparência e se ela está mole ou dura.