A biodiversidade, ou diversidade biológica, é o conjunto de todos os seres vivos existentes, o que inclui todas as plantas, animais e microorganismos da Terra. E é justamente essa diversidade e a interação entre estas diferentes espécies que torna nosso planeta tão especial.
Árvores filogenéticas representam padrões e relações de ancestralidade. Elas ilustram a relação evolutiva entre as espécies. As árvores filogenéticas consideram a evolução dos organismos a partir de um ancestral comum, e tornam-se essenciais no estudo da evolução.
barreira geográfico, então, é a separação física de organismos da mesma espécie porbarreiras geográficas intransponíveis e que impedem o seu encontro e cruzamento. O isolamento geográfico ocorre com surgimento de uma barreira física e isso, consequentemente, leva à especiação.
Isolamento geográfico é a separação física de subpopulações de uma espécie. ... Especiação é o nome dado ao processo de surgimento de novas espécies a partir de uma espécie ancestral. De modo geral, para que isso ocorra é imprescindível que grupos da espécie original se separem e deixem de se cruzar.
Mecanismos Pré-zigóticos
Tipo de isolamento que ocorre em virtude de as estruturas dos órgãos reprodutores dos seres vivos de duas espécies serem incompatíveis, não ocorrendo a fusão de gâmetas mesmo que ocorra cruzamento.
Isolamento comportamental: Trata-se do tipo mais importante de isolamento pré-zigótico. Este processo consiste em diferentes tipos de paradas nupciais, antes do acasalamento, as quais são definidas genéticamente, e se destinam a provocar excitação no companheiro.
O isolamento pré-zigótico consiste em barreiras que impedem que a fecundação ocorra. Como exemplos, podemos citar os isolamentos ecológico, temporal e comportamental, mecânico e gamético. ... Por fim, no isolamento gamético, o acasalamento pode ocorrer, mas a fecundação não ocorre por incompatibilidade dos gametas.
O mecanismo principal que define o surgimento de uma nova espécie é o isolamento reprodutivo. Esse isolamento reprodutivo pode ocorrer por meio de dois mecanismos básicos: os mecanismos pré-copulatórios e os mecanismos pós-copulatórios.
Resposta. Isolamento reprodutivo é a incapacidade, total ou parcial, de membros de duas subpopulações se cruzarem, sendo, portanto, importante na especiação (processo formador de novas espécies). Ele atua impedindo a mistura de genes das subpopulações quando elas entram em contato.
O isolamento reprodutivo representa a incapacidade de espécies diferentes de se cruzarem ou caso se cruzarem, de produzirem descendentes férteis.
O isolamento geográfico proporciona a especiação, e consequentemente a biodiversidade, que é importante para entendermos como se dá a evolução e o surgimento dos diferentes grupos de seres vivos.