Este ditado é tão verdadeiro que encontra suas raízes até mesmo em versículos da Bíblia Sagrada, como Provérbios 10:19, que diz: “Na multidão de palavras não falta pecado, mas aquele que refreia os seus lábios é sábio.” (BKJ).
O Vento norte afugenta a chuva, e a face irada a língua fingida. Em resumo, quer dizer: A cara feia afugenta aos falsos. Por incrível que pareça o fingimento é um dos tentáculos da hipocrisia; mas o desejo de Deus é que todas as pessoas sejam honestas, justas e sem fingimento.
Um indivíduo manipulador sempre se desvia da culpa diante de determinadas situações e encontra justificativas para seus atos. Além disso, modifica a verdade com o intuito de parecer a vítima. Todas essas atitudes são voltadas para que você acredite na inocência dele.
Um comportamento manipulador costuma ser expressado por meio de críticas excessivas, rebaixamento e até a humilhação. Isso faz com que pouco a pouco, a essência da pessoa que está sendo manipulada seja oprimida, e isso pode acarretar sérios danos para a saúde emocional de quem passa por esse tipo de situação.
8 Regras simples para lidar com uma pessoa manipuladora
Abaixo estão 4 maneiras de desarmar um manipulador:
– Controle obsessivo sobre todos os detalhes do dia. O manipulador geralmente exerce um controle obsessivo sobre cada detalhe da vida de sua vítima, a tal ponto que ela perde todo o poder de tomar decisões, mesmo sobre os aspectos mais insignificantes do dia a dia, que são ditados por quem tem controle.
Coloque limites
Definição de uma pessoa dissimulada: adj. e s.m. Que ou aquele que tem o hábito de dissimular; enganador; hipócrita. / Que é feito com dissimulação: sorriso dissimulado. Na verdade, uma pessoa que gosta de enganar as outras se fazendo de desentendida.
- Em caso de dúvida sobre algo dito pelo falso, vale abster-se de comentários e praticar a observação. Ir atrás dos fatos é fundamental. Nada para esse tipo está bem; tudo tem um defeito. A pessoa queixosa sempre leva os problemas pessoais e profissionais aos colegas, mas não costuma aceitar ajuda ou solução.
Se há algo que os manipuladores detestam, é a comunicação direta. Sabe aquela coisa de jamais chamar o outro de cachorro, mas sempre oferecer um osso como recompensa? Então, a regra geral é que eles adoram usar o sarcasmo para ridicularizar ou minimizar pensamentos, sentimentos e ações.
Na vida sentimental existem manipuladores dotados da capacidade de ouvir os outros e de manter um diálogo de charme para armadilhar as suas presas. Os manipuladores fazem apelo ao que de mais profundo existe no ser humano: os sentimentos, o medo e a esperança.
O manipulador emocional, por meio de palavras de sedução e elogios constantes, busca cativar as pessoas e convencê-las a acreditar nele, principalmente no começo da relação. Agindo assim, em pouco tempo, ele levanta o ego da pessoa e ganha sua confiança, mesmo não estando realmente envolvido com ela.
Sinais indicam que seu parceiro é um manipulador emocional; saiba identificar
Muitas vezes, a pessoa que está sendo manipulada não quer acreditar no que está acontecendo, pois isso lhe causa dor e sofrimento....Aprenda a reconhecer um manipulador