O consumo em doses elevadas pode provocar diarreias, cólicas, dor abdominal, dor de cabeça, além de intoxicação e pedras nos rins. Há ainda estudos que apontam que a vitamina C fortalece as células tumorais de um paciente de câncer, enfraquecendo o efeito da quimioterapia.
Vitaminas consumidas em excesso podem provocar quadros de intoxicação. É que elas podem interferir em importantes processos do corpo humano, já que agem como cofatores de reações químicas, ou até mesmo diretamente no material genético de certos tecidos.
Para manter os níveis adequados de vitamina E no organismo, é recomendado o consumo de 15 mg por dia. No caso do consumo de vitamina E como suplemento diário como parte de um multivitamínico, a recomendação é de no máximo 150 mg.
Modo de uso
As mulheres adultas devem consumir cerca de 90 mcg (inclusive as gestantes) e homens entre 120 e 130 mcg de vitamina K por dia. Já as crianças, necessitam de 30 a 60 mcg de vitamina K, a depender da idade.
A dosagem usual preconizada é de 50 à 100 mcg por dia. Posologia: Tomar 1cápsula 2x/dia, com água.
São fontes alimentares de vitamina K em grande ou moderada quantidade: vegetais verde-escuros e folhosos (espinafre, couve, alface, salsa, agrião e mostarda), brócolis, nabo, couve-de-bruxelas, repolho, pepino com casca, cebolinha verde, nabo, aspargo, abacate, ervilhas, quiabo, fígado (boi, frango e porco), margarina, ...
As 10 frutas mais ricas em vitamina K Ameixa seca: 60 mcg (50% da dose diária) Tomate (seco): 43 mcg (36% da dose diária) Kiwi: 40 mcg (34% da dose diária) Abacate: 21 mcg (18% da dose diária)
A vitamina K pode ser encontrada naturalmente em vegetais de folhas verde escuro, como brócolis, espinafre, alface, couve e em óleos vegetais, soja, algumas frutas como figo e mirtilo, e também fontes animais como carne, ovos e queijos.
Deve-se mastigar os comprimidos antes de tomar água, para que a medicação chegue mais depressa à corrente sanguínea e seu efeito seja mais rápido. Um outro alerta também é importante: o AAS deve ser evitado pelos alérgicos ou hipersensíveis ao medicamento.