Quantos jogadores há em um time de futebol? Quando a bola é colocada em jogo, cada uma das equipes tem 11 jogadores em campo. Um deles é o guarda-redes e os restantes dedicam-se a jogar em diferentes posições, embora estas possam variar ao longo do jogo. Mudanças são feitas nas linhas de jogo se for necessário reforçar o ataque ou a defesa. Mas o número de jogadores de futebol não muda a menos que haja uma expulsão.
Já falamos sobre porque é jogado com 11 jogadores. Desta vez, em nosso blog de futebol, queremos falar sobre as posições que cada um deles ocupa, bem como quantos jogadores um time de futebol realmente tem, não apenas aqueles que estão em campo ou no banco.
O futebol é um esporte de estratégia, que utiliza as qualidades de cada jogador para conseguir algo que surpreenda o rival. Assim, existem jogadores especializados em cada uma das posições do futebol que são definidas em campo. Dependendo de cada um, podemos distinguir entre:
O goleiro é um jogador de futebol único e diferente dos demais. Há apenas um por equipe ao jogar. Ele é responsável por impedir que o adversário marque um gol no gol que defende. Além disso, ele é o único jogador que pode pegar a bola com as mãos, desde que permaneça dentro de sua zona.
São colocados logo à frente do guarda-redes e têm como função travar o avanço dos adversários. A ideia é que o goleiro não precise trabalhar, mesmo que fique um pouco entediado porque a linha defensiva está fazendo um trabalho impecável.
Às vezes, os defensores podem jogar para a frente ou até mesmo subir para chutar uma bola. Embora o normal seja que eles retornem imediatamente à sua posição para evitar o perigo de um contragolpe.
Como o próprio nome sugere, são jogadores que estão no centro do campo. A sua tarefa é distribuir o jogo e apoiar tanto os defesas como os avançados nas suas funções. É uma das tarefas mais importantes do jogo e o melhor meio-campista é considerado o responsável pelo fato de seu time ser ou não considerado o melhor time do mundo. Na história, são lembrados grandes vultos do futebol que atuaram nessa posição, alguns deles verdadeiras lendas.
Os atacantes são jogadores de futebol que podem dar um salto de qualidade ao time e se traduzir em pontos, vitórias e troféus.
Jogam sempre na zona frontal do campo, tentando quebrar a defesa da equipa adversária e marcar golos para o guarda-redes. Normalmente, eles são os melhores atiradores para ter mais chances de marcar.
Alguns destes jogadores são muito individuais, enquanto outros preferem apoiar-se no bloco e passar a bola de um para o outro, dependendo da estratégia seguida por cada treinador e da mentalidade de cada grupo.
O futebol é baseado em linhas e estratégias, que marcam o número de jogadores em cada posição, dependendo se uma equipe segue um padrão defensivo ou ofensivo. Isso pode variar de partida para partida, dependendo de como o oponente joga.
Cada linha tem suas variações, assim como um tipo diferente de jogador. Por exemplo, dentro da defesa existem aqueles que se movimentam melhor ao longo de uma das alas do campo, enquanto outros ficam no centro e muitas vezes apoiam o meio-campista. A agilidade ou perna que eles mais usam determina até certo ponto qual posição eles ocuparão em cada raia.
O treinador é quem elabora a estratégia e decide quantos jogadores de cada posição vão entrar em campo. Isso sempre no início, pois a situação pode mudar e será necessário colocar mais um para a frente para tentar marcar um gol ou até mesmo retocar as linhas caso alguém se perca por expulsão.
Os 11 jogadores em campo não são os únicos. De fato, um time de futebol pode ser composto por um total de 25 jogadores, de acordo com os regulamentos atuais do futebol. Dependendo da competição, todos podem ser convocados ou alguns devem ser deixados de fora, talvez assistindo o jogo da arquibancada ou se recuperando de uma lesão.
De qualquer forma, o normal é ter um plantel completo para que o treinador tenha escolha ou ter um jogador que substitua outro em qualquer uma das posições que mencionamos. Se houvesse apenas 11 na equipe, nenhuma mudança poderia ser feita, e se o elenco for muito curto e alguns jogadores se machucarem ou ficarem doentes, eles também não poderão jogar em igualdade de condições.
Portanto, a resposta para quantos jogadores há em um time de futebol é: depende. Se nos referirmos a um jogo, uma equipa tem 11, o que pode ser mais quando se contabilizam as reservas que também estão à disposição do treinador para fazer as alterações que necessitar. Se estivermos falando de uma equipe inteira, o número pode chegar a 25. E talvez até mais, dependendo de uma série de condições que podemos falar em outro momento.