O flúor é um mineral natural encontrado em toda a crosta terrestre e largamente distribuído pela natureza. Alguns alimentos contêm flúor, assim como a água fornecida por algumas empresas de serviço público. O flúor é geralmente adicionado à água potável para ajudar a reduzir a incidência de cáries nos dentes.
Principais fontes de flúor na alimentação
O ácido málico é outra substância que elimina o flúor e outros minerais do corpo humano, e ele é abundante no vinagre de maçã. Uma ingestão de 1 colher de sopa desse ingrediente por dia já é o suficiente para começar a desintoxicar seu corpo. Por isso, nossa dica é passar a acrescentá-lo em saladas.
Outro mal pode ser a osteoporose, já que a exposição excessiva ao flúor causa redução da resistência e da elasticidade óssea. Também tem impacto nos glóbulos brancos, responsáveis pelo combate a bactérias, que têm diminuição significativa quando expostos ao flúor; além de danos cromossomais.
Os efeitos adversos mais conhecidos da ingestão excessiva de flúor são a fluorose dentária e esquelética, estando também associados outros efeitos como défices cognitivos, citotoxicidade, hipotiroidismo, dislipidemias, alterações enzimáticas e eletrolíticas e cancro.
Quando o flúor pode ser prejudicial. Os produtos com flúor não devem ser aplicados ou ingeridos em excesso, pois podem ser tóxicos ao organismo, levando ao aumento do risco de fraturas e enrijecimento das articulações, além de causar a fluorose, que provoca manchas brancas ou acastanhadas nos dentes.
Quando ingerido em excesso, o flúor pode provocar uma intoxicação chamada de fluorose, na qual surgem manchas brancas ou marrons nos dentes.
Creme Dental Sem Flúor Dentil Menta e Hortelã com Xilitol. Creme Dental Sem Flúor Dentil Menta e Hortelã com Xilitol.
“Os bebês até dois anos não tem indicação para uso do flúor, assim como também não devem ingerir açúcares”, alerta ela. O uso de cremes dentais com esse elemento protetor é indicado apenas quando o pequeno passa a consumir açúcar.
De acordo com a especialista, a escovação com a utilização de creme dental convencional com flúor já deve ser iniciada a partir do nascimento dos primeiros molares decíduos, que acontece por volta dos 14 meses.
Se você quer saber qual pasta de dente usar para bebês que possuem até dois anos, por exemplo, saiba que a indicação é utilizar uma pasta de dente sem flúor ou com uma quantidade mínima de flúor.
“A quantidade deve ser do tamanho de uma ervilha”, esclarece Luciane. Mas isso pode mudar de acordo com a idade de cada pessoa. “Para crianças a quantidade deve ser do tamanho de um grão de arroz”, indica ela. Quando houver dúvidas, não deixe de consultar um profissional de confiança para esclarecer todas elas.
A partir de 1 ano de idade, deve-se escovar os dentes do bebê com uma escova própria e pasta de dente própria para bebês, que tem menos concentração de flúor, pois os outros cremes dentais têm mais flúor que pode deixar manchas brancas nos dentes do bebê, além de correr o risco de engolir esse flúor.
2) Use uma escova própria para bebês, com cabeça pequena e cerdas macias e creme dental com flúor. 3) Coloque na escova uma pequena quantidade de creme dental, do tamanho de um grão de arroz cru. 4) Escove com movimentos leves e fique atento para passar por todos os lados de todos os dentes do bebê.
Veja algumas dicas para escovar os dentes das crianças: Escolha uma escova de dente apropriada. Escovas com cerdas macias e cabo pequeno, que caiba na mão da criança, são as mais indicadas; Use pasta de dente infantil, com uma concentração de flúor própria para as crianças e sabor agradável.
Segure a escova em um ângulo de 45 graus e escove com movimentos que vão da gengiva à ponta dos dentes. Com suaves movimentos circulares, escove a face voltada para a bochecha e a face interna dos dentes, e a superfície usada para mastigar.
Melhores Pastas de Dentes Infantis: Guia Completo 2021