17 de maio de 1510
Florença, Itália
A Primavera
Escultura
- A principal técnica de pintura utilizada por Botticelli foi a têmpera sobre madeira. - Outras características importantes de suas obras são: presença da beleza neoplatônica e a mistura do paganismo clássico com o cristianismo. Para Botticelli, a arte é uma expressão simbólica, religiosa e espiritual.
Sandro Botticelli (1445-1510) Para ele, a beleza estava associada ao ideal cristão. Por isso, as figuras humanas de seus quadros são belas porque manifestam a graça divina, e, ao mesmo tempo, melancólicas porque supõem que perderam esse dom de Deus. Obras destacadas: A Primavera e O Nascimento de Vênus.
Florença, Itália
Esta obra foi criada no ano de 1482. Os pintores renascentistas inspiravam-se em fábulas mitológicas para realizarem as obras destinadas a adornar edifícios. ... Esta pintura representa a deusa Vénus no centro da composição. Esta deusa simbolizava a beleza, a forma visível do bem e o amor como cultura.
As principais características da pintura renascentista são o naturalismo, a presença de inovações, muito contraste entre luz e sombra e abordar temas políticos, sociais, econômicos e artísticos. O renascimento foi um período que se iniciou no século XIV, na Itália e depois se espalhou pela Europa.
Resposta. Resposta: A Primavera, Sandro Botticelli. ... Eles passaram a dar mais ênfase aos valores individuais, ao mesmo tempo começaram a utilizar novas técnicas na pintura, esse é um exemplo de características do renascimento na obra A Primavera, no quadro de Botticelli.
No quadro poderão estar representadas algumas figuras importantes da época: a Graça da direita é Catarina Sforza, a Graça do meio poderá ser Semiramide Appiani, esposa de Lourenço o Popolano que está representado como Mercúrio, (alguns autores referem que é Juliano de Médicis quem aparece representado como Mercúrio) ...
A Primavera, também conhecido como Alegoria da Primavera, é um quadro do pintor renascentista Sandro Botticelli. A pintura utiliza a técnica de têmpera sobre madeira.
Sandro Botticelli
em qual figura ou grupo de figuras se percebem mais nitidamente a leveza e a graca que botticelli costumava conferir a seus personagem.
A ironia é uma figura de linguagem que se caracteriza como uma "zombaria", ou seja, dizer ao algo contrário ao que se deseja de forma irônica. Isso pode ser percebido no trecho, principalmente, na parte da denominação dada na empresa juntamente com a sigla que se formou.
Sandro Botticelli
Leonardo da Vinci
1 de março de 1445
Assim como um de seus irmãos, havia sido apelidado de "botticelli", que significa em italiano "pequeno tonel", o epíteto substitui o "es panucam" sobrenome de família, passando a identificar o futuro pintor.
Pieter Bruegel, conhecido como o Velho, atuou como pintor na região de Flandres, onde atualmente é a Bélgica. Suas obras apresentavam temas com cenas e personagens da região do campo.
Renascimento
Resposta: Botticelli retratava dois temas em suas obras: a Antiguidade grega e o Cristianismo. Para ele, a beleza estava associada ao ideal cristão da graça divina. Uma característica comum em suas obras é a leveza dos corpos esguios e desprovidos de força, que parecem flutuar, expressando suavidade.
Vênus surge do mar e é levada para a praia pelos deuses gregos dos ventos e recebida na terra por uma ninfa, deusa da floresta. O Nascimento de Vênus descreve um momento do mito grego em que Cronos corta os genitais de Urano e os lança no mar. ... O Nascimento de Vênus tornou-se uma referência para um padrão de beleza.
A pintura representa a deusa Vênus emergindo do mar, já mulher aparentemente adulta, conforme descrito na mitologia romana. É provável que a obra tenha sido feita em 1485, sob encomenda para Lorenzo di Pierfrancesco de Médici, que a teria pedido para enfeitar sua residência, a Villa Medicea di Castello.
Sandro Botticelli
Da mistura do sêmen de Uranus com a espuma do mar, nasceu a deusa Vênus. No quadro, Vênus emerge das águas sobre uma concha, sendo empurrada para a margem por Zéfiro, o Vento Oeste, símbolos das paixões espirituais, e recebendo, de uma Hora (as Horas eram as deusas das estações), uma manto bordado de flores.