A educação Inclusiva, que vem sendo divulgada por meio de Educação Especial, teve sua origem nos Estados Unidos, quando a lei pública 94.
A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à idéia de eqüidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.
A Inclusão é um processo que visa apoiar a Educação para Todos e para cada criança no Mundo (Ainscow & Ferreira, 2003, citado em Rodrigues, 2003). Esta ideia implica encarar a escola como um espaço onde todas as crianças e jovens têm lugar para aprender e adquirir conhecimento e para desenvolver-se enquanto pessoa.
Os 10 Maiores Problemas dos Adolescentes
Muitos fatores dificultam a entrada dos jovens no mercado de trabalho. Dentre os principais estão a falta de experiência e o alto custo dos encargos sociais. No momento em que o Brasil ainda se ressente de uma longa recessão, esse dois fatores são potencializados.
"A garantia do direito à moradia é um dos principais desafios enfrentados pelos povos indígenas que migram para as cidades, mas há também questões importantes, como a educação dos jovens e a violência enfrentada por essas pessoas, no contexto da segurança urbana", disse Lalande.
De acordo com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), a atual população indígena do Brasil é de aproximadamente 818.
Resposta. - bom , os maiores problemas enfrentados pelos guaranis estão relacionados com a falta de terras , que ao longo do tempo foram sendo tomadas por agricultores.
Atualmente, os Guarani vivem espremidos em pequenos pedaços de terra cercados por fazendas de gado e por vastos campos de soja e cana-de-açúcar. Alguns não têm terra alguma e vivem acampados na beira de estradas.
No caso podemos afirmar que os povos indígenas de Goias são os Javaé, Ava Canoeiro, Karaja e Tapuio e eles vivem primordialmente nas margens dos rios, muitos deles sendo já culturados. Isso porque o texto do enunciado da questão diz respeito aos aspectos da vivência dos povos indígenas no centro oeste.
Resposta: Além da falta de reconhecimento das terras pelo governo, as comunidades tradicionais sofrem com a invasão, pressão do mercado imobiliário, degradação, preconceito e discriminação.
Resposta. Resposta: Invasão,Pressão de mercado imobiliário,Preconceito e discriminação,e, degradação.
A lista de 17 problemas da comunidade segundo sua natureza incluiu os relativos à violência (tráfico de drogas, abuso de drogas, criminalidade, abuso de álcool, segurança física, abuso de crianças e esposa); a condições sócio-econômicas (desemprego, pobreza e moradia); a serviços (serviços de saúde, governo, educação e ...
De acordo com essa Política, Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) são definidos como: “grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ...
Entre os povos e comunidades tradicionais do Brasil estão quilombolas, ciganos, matriz africana, seringueiros, castanheiros, quebradeiras de coco-de-babaçu, comunidades de fundo de pasto, faxinalenses, pescadores artesanais, marisqueiras, ribeirinhos, varjeiros, caiçaras, praieiros, sertanejos, jangadeiros, ciganos, ...
Os povos e as comunidades tradicionais têm uma cultura ancestral e vivem no cerrado brasileiro há cerca de 12 mil anos. São a representação atual dessa sociobiodiversidade, como conhecedores e guardiões do patrimônio ecológico e cultural da região.
A Constituição Federal diz que "Povos e Comunidades Tradicionais são grupos que possuem culturas diferentes da cultura predominante na sociedade e se reconhecem como tal." ... Para ser reconhecido como comunidade tradicional, precisa trabalhar com desenvolvimento sustentável.