Um ano tem doze meses e 365 dias (ou 366 dias em anos bissextos). São quatro meses com 30 dias, sete com 31 dias e fevereiro que tem 28 ou 29 dias dependendo se estamos em um ano bissexto ou não.
Esta informação é um básico que aprendemos quando crianças na escola. Às vezes é difícil para nós lembrarmos diretamente a relação dos dias por mês, mas existe um truque básico que você já conhece. Feche o punho e comece a contar os nós dos dedos e o espaço entre eles. Se o mês cair na junta, tem 31 dias, senão 30. Basta lembrar a exceção que é fevereiro. Quando você chegar ao fim dos nós dos dedos, comece de novo ao contrário, repetindo a mesma junta.
Janeiro é o primeiro mês do ano. Começa com feriados e com a família perto do Natal. Este mês tem 31 dias.
Fevereiro é o mês que marca a exceção. Em geral, tem 28 dias, exceto se estivermos em um ano bissexto que terá 29.
Março tem 31 dias. Em março encontramos um dos equinócios do ano, o da primavera ou outono, dependendo do hemisfério em que nos encontramos.
Este mês tem 30 dias.
Este mês tem 31 dias.
Junho tem 30 dias.
Este mês tem 31 dias. No truque da articulação, é a última articulação antes de começar de novo. No Brasil é caracterizada por baixas temperaturas marcadas pelo verão.
Este mês tem 31 dias. O truque da junta é o primeiro da segunda rodada.
Setembro tem 30 dias.
Este é o décimo mês do ano e tem 31 dias. Outubro vem do latim e seu significado pode nos levar ao erro. No calendário romano era o oitavo mês e, portanto, seu significado é “oito meses”.
Novembro tem 30 dias e é o décimo primeiro e penúltimo mês do ano.
Dezembro é um mês que tem 31 dias. Termine as férias e com a família para curtir o Natal.