O texto não literário apresenta linguagem objetiva, clara, concisa, e pretende informar o leitor de determinado assunto. Para isso, quanto mais simples for o vocabulário e mais objetiva for a informação, mais fácil se dará a compreensão do conteúdo: foco do texto não literário.
“Como Melhorar Um Texto Literário” faz parte da “Série Guias do Escritor” lançada no Brasil pela editora Gutenberg. Ao todo a coletânea reúne sete livros de autores espanhóis. O objetivo da série é oferece manuais práticos sobre diferentes aspectos da arte da escrita.
Explicação: O texto literário se diferencia dos outros tipos de texto pela sua linguagem ser predominantemente conotativa, ou seja, que explora o sentido não convencional das palavras e a multiplicidade de sentidos e usa uma linguagem simbólica, marcada pelo uso de metáforas, metonímias e outras figuras de linguagem.
São exemplos de textos não literários: as notícias, os artigos jornalísticos, os textos didáticos, os verbetes de dicionários e enciclopédias, as propagandas publicitárias, os textos científicos, as receitas culinárias, os manuais, etc.
Os gêneros literários são classificados em três categorias básicas, são elas: gênero épico, gênero lírico e gênero dramático.
Características de uma epopeia A estrutura de um poema épico clássico é a seguinte: A epopeia não é dividida em capítulos, mas em cantos. No início da obra, há uma proposição ou prólogo, em que a temática e o nome do herói são revelados pelo narrador. ... Na sequência, temos a narração das aventuras do herói.