Utilizar uma linguagem precisa Em um primeiro momento, é melhor evitar expressões como "em breve", "logo, logo", "já, já", visto que as crianças não sabem o quanto de tempo isso significa. Prefira usar os números — daqui um minuto, ou cinco, por exemplo.
Há uma série de expressões que indicam essa seqüência temporal: “Numa noite chuvosa do dia 13 de agosto de 2000”; “dois anos depois”; “Passadas duas semanas”; “No dia seguinte”. Essas expressões são consideradas elementos coesivos seqüenciais de tempo, porque estabelecem uma seqüência temporal para a história.
Explique como funciona o ponteiro das horas.
A noção do tempo em dias, como o ontem, o hoje e o amanhã precisa do suporte do calendário, assim, fica mais fácil para os alunos compreenderem. Proponha um diário da turma, em que o aluno deve relatar o que aconteceu na escola naquele dia.
Campos de Experiência na prática: como trabalhar “espaço, tempo, quantidades, relações e transformações” na Educação Infantil
O tempo é compreendido pelos profissionais da educação infantil como sendo a compreensão de acontecimentos educacionais que levam ao engrandecimento educacional ao longo do tempo. O tempo é vivido pelo aluno de maneira cíclica, pois o seu conhecimento está sendo construído ao longo de um determinado período.
7 dicas de como montar uma rotina com as crianças em casa
A rotina é uma categoria pedagógica utilizada na instituição educativa para auxiliar o trabalho do educador, sobretudo, para garantir que a criança seja atendida em suas necessidades básicas. ... As crianças de até três anos sentem maior conforto e segurança quando tem atividades que possuem regras.
O que não pode faltar na sala de Educação Infantil?
Para que a sequência didática seja efetiva, é necessário que os alunos conheçam não só as tarefas, mas também, e principalmente, seus objetivos e finalidades. ... Nesse momento vale colocar em prática a criatividade, pois é hora de abrir espaço para que os alunos possam expressar o que sabem e o que pensam sobre o tema.
Sequência didática corresponde a um conjunto de atividades articuladas que são planejadas com a intenção de atingir determinado objetivo didático.
Uma boa atividade consegue explorar de forma articulada diferentes objetivos transpassando os campos de experiência. Quando for planejar uma atividade, leve em consideração a inteligência e curiosidade natural dos pequenos em explorar e encontrar soluções.
Confira quais as características essenciais para ser um bom professor:
Independentemente da formação, o professor deve apresentar basicamente o seguinte perfil: amar a profissão, ser comunicativo, ter facilidade de se relacionar com o outro, ter equilíbrio emocional, ser criativo e empático. Quais os atributos de um bom professor?
O bom professor e uma boa professora precisa ter uma prática reflexiva para ser capaz de aprimorar seus planejamentos, seu entendimento do contexto no qual está inserido, compreender o seu aluno e sua aluna e, principalmente, ser capaz de ensiná-lo(a) a fazer mais perguntas do que apenas dar respostas prontas e ...