Para utilizar o MySQL, é necessário instalar um servidor e uma aplicação cliente. O servidor é o responsável por armazenar os dados, responder às requisições, controlar a consistência dos dados, bem como a execução de transações concomitantes entre outras. O cliente se comunica com o servidor através da SQL.
Iniciando no MySQL Workbench. Inicie o MySQL indo até o menu iniciar, clique na pasta MySQL em seguida clique em MySQL Workbench 5.
A partir de agora toda vez que quisermos iniciar o serviço do MySQL, é só digitar no power shell ou cmd mysqld e pronto, nosso banco de dados está no ar (se você preferir pode iniciar o MySQL em modo console mysqld — console ou instalar o mesmo como serviço mysqld — install 'MySQL Server').
Para acessar o SQL pela linha de comando, basta navegar para a pasta xampp. a pasta geralmente está na unidade c: \. digite: cd c: \ xampp \ mysql \ bin e pressione enter. digite: in mysql -u root -p depois pressione enter.
Clique no menu Iniciar, depois Todos os Programas (Windows 7). Em seguida clique em Acessórios, e depois em Prompt de Comando. Se você tiver instalado o MySQL utilizando o Wamp ou XAMPP ele fica em uma pasta diferente de c:\mysql. Acesse – pelo prompt – a pasta onde fica o MySQL.
As únicas opções de SGBDs que poderão ser utilizados neste Sistema Operacional são o Firebird e o Oracle; Caso o SGBD a ser utilizado para o Themis 4.
Verifique se o mySql está instalado no servidor
Como posso verificar se o mysql está instalado no ubuntu?
Versão do MySQL
e digite o seguinte no prompt do mysql: mysql> SHOW GLOBAL VARIABLES LIKE 'PORT'; Isso funcionou para mim. O MySQL assume como padrão a porta 3306, a menos que você especifique outra linha no /etc/my.