Como ensinar as vogais?
São cinco as vogais: a, e, i, o, u. As vogais são fonemas (sons) formados pela passagem de ar vinda dos pulmões, a qual passa livremente pela boca ou pelo nariz, fazendo vibrar as pregas vocais. As vogais são representadas graficamente pelas letras A, E, I, O e U.
Diferença entre vogais e consoantes
Unidades sonoras que diferenciam as palavras O alfabeto oficial da língua portuguesa contém vinte e seis letras, sendo cinco vogais e vinte e uma consoantes. O alfabeto é a representação da vogal, semivogal e consoante.
Resposta. Explicação: A,E,I,O,U são vogais do alfabeto e o resto das letras são consoantes.
As vogais são: A, E, I, O, U. Sendo assim mamãe tem 3 vogais: M-A-M-Ã-E.
Para marcar o som nasal das vogais na escrita utilizamos o til, o m ou o n. São cinco as vogais nasais: /ã/ = ímã, anta, canto, ambos.
O termo nasal é usado na classificação fonética dos sons da fala. Refere-se ao modo de articulação dos sons quando o palato mole se abaixa permitindo que o ar passe, de maneira auditiva, através do nariz. Qualquer som pode ser nasal, seja ele consonantal ou vocálico.
Podemos usar "M" no final das palavras ou antes de "P" e "B". E usamos "N" quando está antes de outras consoantes, menos "P" e "B".
O uso da consoante M é obrigatório antes das consoantes P e B, sendo essa uma regra da língua portuguesa. Percebemos que, ao produzir o som das letras M/P/B, nossos lábios se juntam, por isso elas são chamadas de consoantes bilabiais. É importante saber que, na língua portuguesa, temos fonemas e letras.