Duas horas antes da intervenção cirúrgica, administrar por via subcutânea uma ampola de Heparina Sódica 5.
Existem outras variáveis da fórmula que devem ser consideradas, principalmente quando o médico prescreve em volume/minuto. Nesse caso, a fórmula mais adequada é: Número de gotas/min = volume x 20 / valor em minutos.
Pacientes que usam insulina três ou mais vezes por dia devem adotar a prática de rodízio dos locais de aplicação. Usar a mesma área por muito tempo pode provocar caroços ou depósitos de gordura extra, formando nódulos.
Manter uma pequena distância do ponto de aplicação e inserir a agulha com um movimento rápido. Empurrar o êmbolo (ou botão no caso de caneta) para injetar a insulina. Esperar 5 segundos no caso de seringa e 10 segundos no caso de canetas antes de retirar a agulha da pele e, em seguida, soltar a prega subcutânea.
Não se deve usar a insulina sem prescrição médica ou quando o diabético quiser porque comeu mais açúcar, pois o uso indevido da insulina pode causar tremores, confusão mental, visão embaçada ou tonturas, que são característicos de hipoglicemia.
A indicação de iniciar insulina em DM2 ocorre na presença de DM descompensado, com perda de peso ou glicemia de jejum acima de 300 mg/ dl; também nos casos que a HbA1c estiver fora da meta de < 7,0 por mais de 3 meses, mesmo em uso correto de dieta e hipoglicemiantes orais.
A insulina é indispensável para o organismo poder utilizar sua fonte de energia (glicose). Impedindo que o açúcar se acumule no sangue e gere hiperglicemia.
O esquema de terapia insulínica tem o objetivo de manter a glicemia no sangue controlada. O plano a ser seguido inclui os tipos de insulina que precisam ser administrados, os horários e as doses.
Popularmente suas folhas são usadas externamente contra reumatismo, abscessos e o chá preparado com as folhas e o caule podem ser indicados para inflamação muscular, e também em caso de pressão baixa, já que a planta ativa a circulação sanguínea. Também pode ser usada no tratamento da convulsão e doenças do coração.