Para participar, os candidatos precisam estar atentos ao período de inscrição da prova, que deve ser realizada no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No ato da inscrição, o participante pode optar pelas matérias que deseja realizar a prova.
O método oficial para terminar o Ensino Médio rápido é a prova do Encceja. Ela serve para as pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental e o Médio.
As principais maneiras de terminar o ensino médio
Duas outras formas de terminar os estudos e obter o certificado do Ensino Médio é pelo EJA (Educação de Jovens e Adultos) e a escola tradicional. Porém, nelas é preciso ir às aulas todos os dias – o que faz muita gente desistir – além de demorar mais tempo do que alguns supletivos online.
Ao realizar a prova do Encceja, você consegue terminar o Ensino Médio e Fundamental juntos de forma rápida caso tenha mais de 18 anos. E após receber o certificado vai poder entrar na faculdade, prestar concurso público ou qualquer outra coisa que precise da comprovação que já terminou o Ensino Médio.
EJA EAD. A Educação a Distância, também muito conhecida pela sigla EAD, é uma modalidade de educação que é mediada pelo uso das tecnologias, permitindo que as aulas aconteçam sem que professores e estudantes estejam próximos no mesmo espaço físico ou acessando simultaneamente.
Existem duas formas de prestar o supletivo a distância, podendo ser por correspondência e recebendo o material didático em casa, ou via internet. No entanto, o MEC determina que, para ambas as opções, o estudante tem a obrigatoriedade de fazer as avaliações finais em algum polo presencial.
A primeira maneira de conseguir uma vaga em um supletivo de graça é recorrer às escolas. Algumas instituições privadas oferecem bolsas ou ministram aulas de forma gratuita. As instituições públicas, por sua vez, muitas vezes também fazem a preparação da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Como dito anteriormente, não é fácil encontrar um supletivo a distância gratuito. Algumas opções de instituições que oferecem o serviço privado são: Instituto Universal Brasileiro: http://www.institutouniversal.com.br/cursos-supletivos. Instituto Monitor: http://www.institutomonitor.com.br/#
Para ingressar no supletivo a distância, é necessário cumprir alguns requisitos. O aluno que desejar cursar o Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, deve ter, no mínimo, 15 anos. Já para o Ensino Médio, do 1º ao 3º ano, a idade mínima é de 18 anos.
Investimento
Modalidades
Não há nenhuma diferença entre EJA e Supletivo pois trata-se da mesma metodologia de ensino com nomes diferentes. Tanto o EJA quanto o Supletivo possuem o mesmo propósito de oferecer a pessoas que precisaram parar de estudar a possibilidade de finalizar a educação básica.
É assegurado a qualquer um que tenha completado o ensino médio regular ou obtido o certificado de conclusão pelo EJA o acesso às instituições de ensino superior. Com esse documento em mãos, o candidato pode se matricular em qualquer faculdade, seja ela presencial, seja ela a distância.
No EJA, o aluno pode concluir tanto o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio. ... Por último, o ENCCEJA que é exclusivamente voltado para a conclusão do Ensino Fundamental, oferecido para jovens e adultos a partir de 15 anos.
O supletivo, agora conhecido como Educação para de Jovens e Adultos (EJA), é uma das modalidades do sistema educacional brasileiro criado com o objetivo de facilitar o acesso das pessoas que, por diferentes motivos, não concluíram o ensino fundamental e médio na idade adequada.
A Educação de Jovens e Adultos, também conhecida como EJA ou supletivo, é uma modalidade de ensino que te dá a oportunidade de terminar seus estudos de forma mais rápida. É ideal para todas as pessoas que não concluíram o Ensino Médio (ou Fundamental) de forma regular.
O supletivo era o nome dado à modalidade educacional voltada para os estudantes que não finalizaram a educação básica no ensino regular. ... Por isso, supletivo e EJA são expressões que se referem a mesma modalidade e processo de ensino, não havendo diferenças entre eles.
O supletivo é consideravelmente mais rápido que a formação tradicional. Em resumo: no supletivo você tem como se formar na metade do tempo. No caso do ensino fundamental, são seis meses por série. Sendo assim, para concluir as quatro séries a partir da sexta, o aluno tem, no mínimo, 24 meses (ou dois anos).
Sim! Quem faz EJA ou EJA EAD pode fazer faculdade ou concurso público, desde que a escola seja credenciada pela Secretaria Estadual de Educação. Importante frisar que quando você for fazer a sua inscrição na faculdade, as exigências serão apenas o certificado de conclusão do ensino médio e o histórico escolar.