Respondê-la ou responder-lhe? Depende do sentido do verbo na frase: 1) Faça a sua pergunta e me esforçarei em respondê-la. Nesse caso vou responder a você a sua pergunta.
Significado de Respondi Respondi vem do verbo responder. O mesmo que: contestei, repliquei, resmunguei, revidei, retribuí, reagi, objetei, retorqui, ripostei.
Significado de Responde Responde vem do verbo responder. O mesmo que: contesta, replica, resmunga, revida, retribui, reage, objeta, riposta, retruca.
responder - verbo
Indicativo
A forma correta é: respondeu ao exercício ou respondeu ao professor. Com apenas um complemento, o verbo responder é transitivo indireto, exigindo a preposição a, quer se refira a pessoas, quer se refira a coisas.
Com a presença simultânea de dois complementos, o verbo responder atua como verbo transitivo direto e indireto. É usado sem preposição quando o complemento se refere a coisas e com a preposição a quando o complemento se refere a pessoas. Respondeu a pergunta ao pai.
O verbo responder enquadra-se nessa situação. A resposta correta para o título dessa dica é: depende. ... O verbo responder pode ser classificado como intransitivo (que não necessita de complemento), transitivo indireto (complementado por objeto indireto) e transitivo direto (complementado por objeto direto).
Significado de Responder verbo transitivo direto e transitivo indireto Dar resposta ao que é dito, escrito ou perguntado: respondeu o que lhe ocorreu; respondeu ao professor a questão. Contestar uma pergunta; replicar: respondeu bem. verbo intransitivo Questionar em vez de obedecer; resmungar: vá e não responda!
Dizer como resposta: 1 replicar, retorquir, retrucar, respingar, refutar, contestar, redarguir, contravir, repontar. Ser responsável por: 2 responsabilizar-se, assumir, arcar, atribuir-se, arrogar, tomar.
Significado de Rispidez substantivo feminino Próprio ou característico do que é ríspido; aspereza. Comportamento que demonstra rigidez; modo de agir que denota severidade.
Significado de Guisa substantivo feminino Maneira ou modo; somente utilizada na locução "à guisa de". À guisa de. Ao jeito de; ao modo de; no local de; como: utilizava uma garrafa à guisa de copo.
adjetivo Relativo à boca; que pertence à boca; que foi produzido pela boca; bucal: comunicação oral; higiene oral; fonema oral.
Fontes Orais são fontes que complementam a história que sabemos ou não, como dados históricos de pessoas; Fontes Iconográficas são basicamente imagens, como pinturas; Fontes Escritas são livros, revistas, jornais, manuscritos, etc.
Segundo a definição de Gallian (1996, p. 142): Todos sabemos que as chamadas fontes orais para o historiador, são, fundamentalmente, entrevistas gravadas, transcritas ou não, onde determinado entrevistado narra acontecimentos sobre o passado – sobre o seu próprio ou o de outras pessoas, instituições, etc.
Fonte histórica são os documentos que permitem ao historiador recontar e interpretar os fatos passados e reconstruir a história. Já Fonte não escrita são as fontes orais (como são chamadas), ou chamada historia, é conseguida através de entrevistas, coletivas, depoimentos e etc. Espero que ajude.
São imagens, pinturas, fotografias, anúncios de publicidade e outros, sempre importantes como fontes históricas informativas de épocas, pessoas e das sociedades nas quais foram produzidos.
1 - Designação a alguma coisa que se vê e que se pode confirmar instantaneamente, mesmo que improvisadamente ou imprevistamente, a certos tipos de coisas que podem ser benéficos ou maléficos, que agrada ou desagrada, que estimula ou não, etc.
As fontes escritas são aquelas que são documentadas, podemos encontrar em livros, jornais, manuscritos, dentre outros. Por sua vez, as fontes materiais são todas aquelas em que conseguimos olhar e tocar, como por exemplo as esculturas. E por fim, as fontes visuais são as pinturas, dentre outras.
As fontes escritas (cartas, discursos, leis, livros, entre outros) foram, durante muitos séculos, os únicos vestígios considerados legítimos para o historiador recuperar o passado.
Essas fontes podem ser escritas ou não escritas. Fontes escritas: cartas, letras de canções, livros, jornais, revistas, documentos públicos, etc. Fontes não escritas: pinturas, depoimentos orais, filmes, fotografias, utensílios, objetos variados.
José D'Assunção Barros organiza as fontes históricas em quatro tipos, que são: