Significado de Agem substantivo deverbal Ação de se comportar de certo modo: eles agem com cautela. Ação de ter certo efeito, reação: os medicamentos agem na doença.
Age ou aje
Indica acção contínua, entidade, ajuntamento e forma geralmente nomes femininos (ex.: vassalagem, personagem, marinhagem).
A Agência Metropolitana da Baixada Santista – AGEM, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, é uma autarquia do Governo criada através da Lei Complementar Estadual Nº 853/98, com sede e foro em município da Região Metropolitana da Baixada Santista.
“Haja” é a flexão do verbo haver na 1ª e 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo ou do imperativo afirmativo ou negativo (haja você, não haja você). Pode ser substituída por: acontecer, existir, ocorrer, ter. Observe: Haja o que houver, estaremos juntos nessa batalha.
Referem-se a verbos diferentes, apresentando sentidos diferentes. Aja é uma forma verbal do verbo agir, que é principalmente sinônimo de atuar e de se comportar. Haja é uma forma verbal do verbo haver, que é usado maioritariamente com sentido de existir ou ter.
Haja coração ou aja coração? Se, rapidamente, sem pestanejar, você já respondeu “haja coração”, sugiro que continue a leitura deste texto. Acalme-se, que você não está errado. De fato, o correto, na expressão popular que tanto ouvimos, é a utilização do haja, presente do subjuntivo do verbo haver.
"Haja Paciência" e "Haja Coração" Quando existe alguma situação que exige muita paciência é comum dizer "haja paciência" e quando existe alguma situação que exige muito controle emocional é comum dizer "haja coração". Exemplos: Haja paciência para aturar essa criança barulhenta!
2 considerando, tendo em consideração, levando em consideração, tendo em conta, levando em conta, atendendo a, tendo em mente, atentando para, dando importância.
substantivo deverbal Possuindo; ação de ter, de possuir, de receber: mesmo não tendo casa, ele preferiu gastar toda a herança no jogo. Etimologia (origem da palavra tendo). Forma Der. de ter. substantivo deverbal Ação de tender, de possuir uma inclinação ou aptidão para: eu tendo para o teatro, ela para a música.