A composição química da troposfera é essencialmente uniforme, praticamente idêntica à composição da atmosfera terrestre como um todo (78% de nitrogênio e 21% de oxigênio, além de outros gases em pequenas proporções), com a exceção notável do vapor de água.
A estratosfera é a segunda maior camada da atmosfera terrestre, situada entre a troposfera e a mesosfera. O significado da palavra estratosfera vem do latim stratum, que quer dizer camada. ...
Estratosfera é uma das camadas da atmosfera terrestre, localizada entre a troposfera e a mesosfera (11 km a 50 km de altitude). A estratosfera é rica em gás ozônio, por este motivo é neste local que se forma a Camada de Ozônio, responsável por proteger a Terra dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol.
A troposfera, camada mais baixa, é mostrada em vermelho-alaranjado. A estratosfera que começa a 12.
50 km
85% a 90% do ozono atmosférico encontra-se na estratosfera. ... Assim, os compostos inorgânicos são os dominantes na composição da estratosfera: óxidos de nitrogénio, ácido nítrico, ácido sulfúrico, ozono, halogénios e os óxidos de halogénio resultantes da destruição dos CFC.
Essa camada se estende até 20 km do solo, no equador, e a aproximadamente 10 km nos pólos. Estratosfera - A estratosfera chega a 50 km do solo. A temperatura vai de 60ºC negativos na base ao ponte de congelamento na parte de cima.
A camada de ozônio fica na estratosfera. ... O gás ozônio absorve parte da radiação ultravioleta vinda do Sol, protegendo a vida na Terra dessa energia prejudicial. Essa absorção de energia na estratosfera que justifica o aumento da temperatura com a altitude.
A Estratosfera é uma camada da atmosfera que atinge até 50 km de altura, a partir da troposfera. É nesta camada que o vapor d'água e a umidade são quase inexistentes. Por causa da absorção dos raios ultravioletas pelo ozônio, a temperatura aumenta com a altitude, atingindo 2ºC nas partes mais elevadas.
A estratosfera tem uma temperatura aumentada por causa da alta concentração de ozônio (O3). Essa camada de gás é responsável por absorver a maior parte da radiação das ondas ultravioleta, o que promove o aquecimento dessa região.
A vantagem de os aviões supersônicos voarem na estratosfera e não na troposfera está no fato de que na estratosfera existe menor resistência do ar, visto que ele é menos rarefeito e menos concentrado.
Resposta: e nessa camada aonde acontece a chuvas, os relâmpagos e nela é e acontece às mudanças climáticas.
São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Juntas, as cinco compõem a atmosfera, camada gasosa que envolve a Terra e é responsável, entre outras coisas, por manter o equilíbrio térmico do planeta, proteger contra o impacto de meteoros e filtrar os raios ultravioleta.
Essa parte da biosfera é indispensável, por oferecer condições de vida no planeta, além de regular a temperatura da Terra, disponibilizar condições para ocorrência do processo de combustão, facilitar a propagação de som e difundir a luz.
(UNIFEI) A maior parte dos fenômenos meteorológicos, como chuvas, ventos e deslocamentos de massas de ar, ocorre na: ... Os fenômenos climáticos como chuva, vento, neve e granizo acontecem na troposfera. É nessa camada que se concentram a maior parte dos gases e a umidade atmosférica.
Resposta. Na última camada, a Exosfera.