O conjunto desses torneios é chamado de Grand Slam.
No tênis, o vencedor de um Grand Slam é aquele que é campeão de um dos quatro principais torneios do circuito mundial: Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open. Esses torneios são mais longos que os demais, valem mais pontos para o ranking mundial e também oferecem as maiores premiações.
Existem três tipos principais de superfícies para a prática do tênis: quadras de piso duro (rápida), de saibro e de grama.
Os torneios profissionais, com premiações financeiras, surgiram apenas em 1946. É por isso que, até hoje, existem duas federações principais: a Federação Internacional de Tênis (ITF) e as entidades profissionais — ATP (circuito masculino) e WTA (circuito feminino).
1873
A chegada do tênis ao Brasil aconteceu no fim do século 19, quando ingleses vieram ao país para processos de urbanização de São Paulo e Rio de Janeiro. Os ingleses trouxeram raquetes e bolinhas de tênis e começaram a propagar o esporte no Brasil.
1896
Acredita-se que os antigos jogos praticados, com bola, pelos egípcios, gregos e romanos, tenham sido os precursores do jogo de tênis. As origens mais próximas da forma atual do jogo surgiram na França, no século XIII ou XIV através do ¨Le Jeu de Paume¨ (jogo com a palma da mão).
No século XII, porém, o esporte continuava a ser jogado com as mãos, mas o formato já era mais similar ao atual. Chamado pelos franceses de “jeu de paume” (jogo da palma), os monges o disputavam em ambientes fechados, que foram os primeiros registros do surgimento do tênis de quadra.
O tênis é um esporte de origem inglesa disputado por dois ou quatro jogadores dentro de uma quadra, que pode ser feita de grama, piso duro ou saibro (terra batida). Basicamente, o objetivo do jogo é rebater a bola com a raquete para o lado do adversário, a fim de marcar pontos.