Outra maneira de saber se o amortecedor está ruim é conferindo o desempenho do carro em velocidades mais altas. Mesmo andando em linha reta, ao atingir uma velocidade acima de 80 km/h, o automóvel com problemas nos amortecedores fica com a direção bastante imprecisa, sendo preciso corrigir a rota.
Além disso, o ideal é que a cada 10 mil quilômetros o amortecedor de moto seja substituído. Essa é a recomendação do fabricando, buscando garantir uma maior segurança para o motociclistas.
6 meses
Reunimos aqui alguns sinais de que está na hora de verificar o conjunto.
folga ou rompimento das buchas; empenamento; amassados ou trincas; estrutura desalinhada.
Como dissemos acima, a bieleta é uma peça que faz parte do sistema de suspensão. Ela é posicionada na barra estabilizadora, transmitindo os movimentos compensatórios para o sistema de suspensão. Só para exemplificar, ela é uma haste metálica que liga a barra estabilizadora ao sistema de suspensão.
Segundo Juliano Caretta, coordenador de Treinamento Técnico da Monroe Axios, as bieletas devem ser inspecionadas conforme recomendação da montadora, a cada 10 mil quilômetros ou quando a suspensão apresentar algum tipo de problema. “Se constatado o defeito na peça, a substituição deverá ser imediata”, recomenda.
Seja por desgaste natural de uso ou pela má qualidade da peça, a bieleta está sujeita a ficar deformada ou se romper. Isso pode ser extremamente perigoso, pois quando essa peça se rompe, é possível que ela acabe furando o pneu e, assim, causando algum acidente.
Bieletas. Elas fazem a ligação entre o amortecedor e a barra estabilizadora. Quando o amortecedor faz seu movimento e as bieletas estão com desgaste, ouve-se o barulho de batida seca.
Mesmo a barra estabilizado pode se quebrar, um problema crônico dos antigos Ford Escort, por exemplo. Esteja atento a pequenos barulhinhos metálicos ou ao som de atrito de ferro à passagem por estradas mais esburacadas ou lombadas mais pronunciadas.
Tenneco é reconhecida Fornecedor do Ano pela GM do Brasil :: MONROE® Amortecedores.