Para preservar o nosso patrimônio, a Constituição Federal Brasileira afirma que o Poder Público, com a colaboração da comunidade, deve promover e proteger o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.
A preservação do patrimônio natural propicia excelente exercício de integração entre os elementos físicos e biológicos da natureza, os sistemas que estabelecem entre si e com as ações humanas.
A valorização do patrimônio histórico cultural é a valorização da identidade que molda as pessoas. Por isso, preservar as paisagens, as obras de arte, as festas populares, a culinária ou qualquer outro elemento cultural de um povo, é manter a identidade desse povo.
Já a memória é de suma importância para sempre relembrarmos de tudo que aconteceu no passado, lutas, conquistas, derrotas, etc. A junção do patrimônio e da memória fazem com que a história seja presente até os dias atuais.
A ciência permite a humanidade compreender um pouco mais sobre a natureza, a ciência é importante na nossa vida pois nos ajuda a ter uma qualidade de vida melhor, pois através da ciência muitas doenças foram eliminadas. A ciência possibilita avanços na saúde, alimentação, energia e outros.
Patrimônio imaterial: são as coisas faladas, passadas de geração por geração, costumes, cultura, etc. Já a memória é importante para sempre relembrarmos de tudo que aconteceu no passado, lutas, conquistas, derrotas, etc. A junção do patrimônio e da memória fazem com que a história seja presente até os dias atuais.
A memória é algo que marca um acontecimento. A importância que ela tem para uma sociedade é uma forma, um meio de reviver tal acontecimento, pois através da memória somos capazes de buscar situações já vivenciadas.